top of page

Ituano e Vasco fazem 'final' na Série B por vaga na elite do futebol brasileiro em 2023

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 6 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Equipes se enfrentam neste domingo, às 18h30, em Itu, com vantagem para os visitantes, que jogam pelo empate para conseguir o acesso


Estádio Novelli Júnior, em Itu / foto: Reprodução


O que parecia fácil e era dado como certo, acabou se transformando em um enorme obstáculo. O Vasco era cotado como um dos favoritos ao acesso à elite nacional em 2023, porém, só poderá confirmar a sua presença ao lado das grandes forças do País, se passar pelo desafio na última do Campeonato Brasileiro da Série B. Neste domingo, o time carioca decide uma vaga diretamente com o Ituano, às 18h30, no estádio Novelli Júnior, em Itu.


Com 59 pontos, em quarto lugar, o Vasco entra em campo com a vantagem do empate diante do Ituano, quinto colocado, com 57 pontos. O time paulista precisa vencer para chegar ao Brasileirão pela primeira vez na história. Esta é a primeira vez na era dos pontos corridos que dois times se enfrentam diretamente no encerramento da competição, em uma autêntica final. Todos os ingressos foram vendidos e perto de 15 mil torcedores devem lotar as arquibancadas, quatro mil deles de vascaínos.


Para o Vasco é possível subir até mesmo com uma derrota, mas precisaria de um cenário pouco provável: o Bahia, terceiro colocado com 59 pontos, perder para o CRB por dois gols a mais do que o time carioca. Este jogo será disputado no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL) no mesmo horário.


O Vasco, porém, tenta confirmar o acesso em campo para evitar ainda mais polêmica envolvendo o jogo contra o Sport. A partida foi interrompida após invasão da torcida pernambucana e o julgamento foi adiado. Há chance de um dos clubes ser considerado causador do incidente e, com isso, ser declarado perdedor por 3 a 0 - a partida terminou empatada por 1 a 1 na Ilha do Retiro. Se o Sport for considerado culpado e perder os pontos, o Vasco até poderá garantir o acesso. Mas é algo pouco provável, porque a decisão do STJD seria taxada como uma grande virada de mesa.


Esta é a quinta participação do Vasco na Série B, que foi campeão em 2009. Agora tenta voltar à elite após dois anos fora da elite. Na temporada passada, foi a primeira vez que o clube não conseguiu retornar no ano seguinte à queda, após terminar em décimo lugar, com 49 pontos.


A expectativa para 2023 vem sendo das melhores possíveis após o Vasco vender a SAF à empresa 777 Partners. Nos próximos anos, o grupo americano irá investir R$ 700 milhões, além de ter assumido a dívida, outros R$ 700 milhões. Entretanto, o negócio foi finalizado junto com a janela de transferências e não foi possível ver o poder financeiro dentro de campo.


* https://www.terra.com.br/esportes/

Comentários


bottom of page