top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

INSG Castelo completa 59 anos em Macaé, no RJ



Na última quarta-feira (27), o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo completou 59 anos. Como parte das comemorações, o Corpo Diretivo da instituição, composto pelas Irmãs Carmelita Agrizzi, Aurélia Zandonadi, Maria das Graças Bazoni e Veralice Mota reuniu parte dos seus colaboradores no saguão principal do prédio histórico, onde foi realizado um momento de reflexão, confraternização e oração.



Em sua fala inicial, a Irmã Maria das Graças Bazoni fez menção ao início dos trabalhos do Instituto comparando-o a uma semente plantada no solo. “Há 59 anos alguém plantou a semente aqui, e nós temos a missão de dar continuidade ao projeto de Dom Bosco e Madre Mazzarello”, ressaltou a irmã Maria das Graças Bazoni.



A chegada das primeiras salesianas em Macaé foi em 1961. Ainda sem um local próprio, elas foram acolhidas por membros da comunidade, iniciando os trabalhos com um grupo de 24 meninas. Anos mais tarde, o desejo de ampliar a missão educativa se deu com a compra do Solar Monte Elísio, um dos casarões mais imponentes da cidade, que foi abandonado por 18 anos, após o falecimento do seu proprietário, o Visconde de Araújo. O local passou por obras de estruturação, sendo inaugurado em 27 de julho de 1963, em uma cerimônia que reuniu membros da Igreja Católica, políticos e familiares da primeira turma de meninas que iniciaram os estudos naquele ano.



“Esse é um momento de profunda gratidão. Desde as nossas origens, há 150 anos, quando começamos como irmãs, nós entendemos que foi Maria Auxiliadora que tudo fez. Sem a presença dela nesta casa não chegaríamos até aqui. Ela é a Mãe que nos acolhe e nos acompanha na caminhada”, ressalta Irmã Carmelita Agrizzi.



Atuando no Instituto Nossa Senhora da Glória desde 2005, ainda como professora, Irmã Aurélia Zandonadi atribuiu o trabalho educativo aos colaboradores que constroem diariamente o Colégio Castelo. “Somos uma escola diferente, uma família. Aqui as pessoas se querem bem. Isso é uma alegria muito grande. Eu só tenho a agradecer”, finaliza.


* Texto: Alysson Nogueira \ Foto: Paolla Itagiba \ Assessoria de Comunicação Salesiana


3 visualizações0 comentário
bottom of page