top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

I Jornada Pedagógica de Rio das Ostras teve início nesta segunda, dia 29

Objetivo é fornecer aos profissionais da Educação momentos de reflexão sobre a prática pedagógica



O Coral Som da Pessoa fez uma apresentação no evento Foto Raquel Varrela.


Nesta segunda-feira, dia 29 de julho, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras deu início a I Jornada Pedagógica do Município, com os profissionais da área.


O secretário de Educação de Rio das Ostras, Maurício Henriques Santana deu às boas-vindas para os participantes e destacou a importância do evento, que foi realizado na Igreja Dignus Est, em Extensão do Bosque.


“Hoje é um prazer ter o retorno das grandes palestras para os professores de Rio das Ostras. Precisamos dialogar, debater, estar juntos enquanto Rede Municipal de Educação. Assim somos mais fortes! Devemos compartilhar aprendizagens. Esse é o momento de discutimos nossas práticas. A Jornada irá ficar para nosso calendário. Que seja um momento de aprendizado e de troca de experiências para que nossos alunos tenham uma Educação de qualidade” afirmou o Secretário de Educação.


PALESTRAS – Nesta segunda, dia 29, os participantes da I Jornada Pedagógica de Rio das Ostras puderam participar de palestras sobre os desafios da Educação. Abrindo o ciclo de palestras, Vasco Moretto, Mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval (Québec, Canadá) e especialista em Avaliação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), proferiu a palestra “Avaliação da Aprendizagem: uma relação ética”.


Em sua apresentação, Moretto explicou a diferença entre moral e ética. “Sou autor do livro “Prova: um momento privilegiado de estudo e não de acerto de contas”. Não quero abordar a prova do ponto de vista técnico e cognitivo. Quero abordar do ponto de vista ético para a aprendizagem de nossos estudantes”, esclareceu.


Para Maria Aparecida Brandão Bastos, professora da Creche Municipal Dona Senhorinha, a primeira palestra foi um momento de grande interação “Ele falou sobre comportamentos éticos e respeitosos que devemos ter. Durante a palestra ninguém pegou o celular. E, no final, ele se emocionou e nós também!”, comentou.


“O evento ajudou a fortalecer as práticas educativas e a socialização de metodologias que despertam o interesse e a aprendizagem. A Jornada Pedagógica também é um espaço de oportunidades e de formação para todos os professores”, destacou Andréa Vasconcellos, coordenadora pedagógica da Secretaria de Bem-Estar Social.


AFETIVIDADE - Na parte de tarde, o escritor, Mestre em Saúde Coletiva e Doutor em Psicanálise Rossandro Klinjey ministrou a palestra “A arte de ensinar gerenciando afetividades”.


“Não precisamos de reformas pontuais. Precisamos mudar paradigmas em relação à Educação! Nenhum país que esteja em destaque na escala mundial fez isso, chegou lá sem a Educação. Precisamos olhar para o aluno além de um número, ter afeto e emoção. O conhecimento necessita de trocas afetivas. Impactamos a vida das pessoas”, sentenciou Rossandro Klinjey.


Para o palestrante, sem o amor nada vai funcionar. “Quando pensamos nisso, pensamos em uma sala de aula. Ainda que tenha o melhor quadro digital e todo conhecimento do mundo, eu preciso do paradigma do amor para ensinar”, completou.


INVESTIMENTO – Ao final da tarde, o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba, deu as boas-vindas aos educadores e parabenizou o evento.


“A transformação de um cidadão é por intermédio da Educação e vocês, professores, fazem a diferença. Vamos avançar mais. Gastar com Educação é investimento. Sem Educação e conhecimento não chegamos a lugar nenhum. Vocês são formadores de pessoas, fazem a diferença”, afirmou o prefeito.


PAINÉIS INTERATIVOS – Nesta segunda-feira, dia 29, o evento também contou com Painéis Interativos, com os temas Tecnologia e Inovação, com a presença de Antonio Marcelo (MULTIRIO Gamificação na Educação), Hans Peter Jost (Diretor do Senai/Macaé) e Rodrigo Caride (educador e professor de Robótica Educativa).


Os participantes do Painel Interativo abordaram a gamificação e a necessidade de os alunos construírem o conhecimento. Para eles, a escola deve trazer os jogos para as salas de aulas, tornando a aprendizagem de fato mais prazerosa para os estudantes.


PRESENÇAS – O primeiro dia da Jornada Pedagógica contou com a presença da secretária de Bem-Estar Social, Eliara Fialho; da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira; da subsecretária de Educação, Hionar Cunha, da subsecretária de Educação Pedagógica, Valéria Bragança e de Ricardo Lopes, secretário de Auditoria e Controle Interno.


PROGRAMAÇÃO – Nesta terça-feira, dia 30, estão previstas as palestras de Antônio Eugênio Cunha, Mestre em Educação e Pedagogo; do Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo Celso Vasconcellos e da escritora e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Maria Tereza Maldonado.


Também está na programação o Painel Interativo “A Pedagogia de Paulo Freire”, com Chico Alencar, graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas.


* Secom Rio das Ostras



Segundo o Prefeito Marcelino Borba, a transformação de um cidadão é por intermédio da Educação Raquel Varrela.



Para o secretário de Educação, Mauricio Santana, a Jornada Pedagógica qualifica os professores da Rede Municipal de Ensino Foto Raquel Varella


O escritor, Mestre em Saúde Coletiva e Doutor em Psicanálise Rossandro Klinjey abordou a necessidade de gerenciar afetividades Foto Allexandre Costa



O palestrante Vasco Moretto explicou a diferença entre moral e ética Foto.




3 visualizações0 comentário
bottom of page