top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Hub de gás e cenário de Macaé são destaques em reunião do prefeito com IBP


Expertise de Macaé, arranjo produtivo definido, infraestrutura e potencial de crescimento são elencados em reunião com Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás


O hub do gás natural e o cenário de Macaé como Capital da Energia foram acentuados em reunião nesta segunda-feira (29) entre o prefeito de Macaé, Welberth Rezende e o diretor executivo de Exploração e Produção do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Júlio César Moreira, na cidade.



- É importante para Macaé a aproximação com o IBP dentro do atual cenário de desenvolvimento econômico. Temos o maior hub de óleo do mundo, todas as empresas multinacionais estão em Macaé. O município tem todo o arranjo produtivo definido, infraestrutura e potencial de crescimento - ressaltou o prefeito, acrescentando que a segurança jurídica da cidade, a ampliação do aeroporto, a segunda maior rede hoteleira do Estado também impulsionam a atração de novos investimentos, como indústrias.



Welberth citou que Macaé está trabalhando a questão da produção de fertilizantes – que utiliza o gás como matéria prima -, a fábrica de vidros e atratividades como a rota 5.



“O gás é matéria prima dos fertilizantes, o Tepor está aqui com logística, temos a distância pequena da capital, diversos projetos estão sendo consolidados como ainda a ampliação do parque termelétrico. A rede de apoio e serviços já identificou e a cidade tem tudo pra explodir nos próximos anos. Macaé é uma Ferrari com esse potencial de matéria prima”, comparou o prefeito, assegurando a parceria com o IBP.


Celeridade alavanca desenvolvimento econômico, aponta secretário


Também participaram da reunião os secretários de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna; Trabalho e Renda, Cristiano Gelinho e o Gerente de Relações Governamentais do IBP, Jorge Sequeira.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, explicou que o IBP esteve em Macaé na semana passada, para a discussão da aplicação de cursos de qualificação e apontou que o governo municipal alavanca o desenvolvimento econômico como uma base para aplicação em políticas públicas.


“Macaé possui celeridade, segurança jurídica e eficiência, estamos com ambiente de negócios e desenhamos um plano de ações de aceleração da economia com o plano de energia”, relatou.


Vianna mencionou que de Capital do Petróleo, Macaé se consolida como Capital de Energia e detalhou sobre o cenário econômico da cadeia produtiva do petróleo.


“Macaé é a única cidade brasileira que faz parte de um fórum de sete cidades produtoras de energia e em breve teremos um grande evento de economia do mar”, prosperou.


GÁS NATURAL - O cenário do gás natural foi analisado pelo diretor executivo de Exploração e Produção do IBP, Júlio César Moreira. “O gás no Rio e a nível nacional vai cumprir um papel super importante neste processo de transição energética e também como agente de energia, vamos ver o gás e a possibilidade de gerar o hidrogênio cinza“, considerou Júlio César Moreira, disponibilizando o cluster que ele faz parte para participar do evento da economia do mar de Macaé.


Júlio Moreira convidou o prefeito para os próximos eventos de petróleo e energia que o IBP participa, como a OTC Brasil e ressaltou a importância da parceria. “O Estado do Rio está em um cenário de bonança para os próximos anos, com 180 bilhões de dólares de investimentos previstos em descobertas já realizadas principalmente no pré-sal”, enumerou.


O secretário de Trabalho e Renda, Cristiano Gelinho, realçou que o governo busca entendimento regional.


“É proibido perder negócio em Macaé”, frisou, informando as 25 mil vagas de emprego criadas em Macaé nos últimos anos.


O Gerente de Relações Governamentais do IBP, Jorge Sequeira, lembrou que a atuação do prefeito na Assembleia Legislativa, como deputado, intensificou a briga pela manutenção do Repetro no Rio.


* Texto e fotos: Jornalista Janira Braga / Comunicação Macaé


Divulgação:





2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page