Governo aposta em acordos em Saúde, Meio Ambiente e IA na cúpula do Brics; guerras ficam em segundo plano
- Jornal Esporte e Saúde

- 6 de jul.
- 1 min de leitura
COP 30 e cooperação em doenças negligenciadas estão entre os focos da presidência brasileira. Evento reúne chefes de Estado e representantes de países membros.

Brasil defende acordos para estratégias combinadas de combate a doenças como a malária. — Foto: Getty Images/Via BBC
O encontro da Cúpula de Líderes do Brics — grupo formado por 11 países, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — começou neste domingo (6), no Rio de Janeiro.
🔎O Brics é um fórum político e diplomático de países emergentes, com foco em cooperação econômica, social e tecnológica. Hoje, o bloco conta com 11 países-membros, incluindo novos integrantes como Irã, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. Um dos principais objetivos do grupo é ampliar a influência dos países do Sul Global na governança internacional.
Sob a presidência brasileira, os temas prioritários definidos são:
* Saúde
* Meio Ambiente
* Inteligência Artificial (IA)
Apesar da presença de países diretamente envolvidos em conflitos, como Rússia e Irã, temas ligados à guerra na Ucrânia e aos confrontos no Oriente Médio devem ficar fora da agenda oficial.
A avaliação do Itamaraty é que essas discussões podem surgir em encontros bilaterais entre chefes de Estado, mas não serão abordadas de modo formal na cúpula.
* Por Kellen Barreto, TV Globo — Brasília







Comentários