Governador do Estado do Rio de Janeiro fecha parceria com as Forças de Segurança da Itália no combate ao crime organizado
- Jornal Esporte e Saúde

- há 2 horas
- 2 min de leitura
Cláudio Castro conheceu a estrutura do Comando General de Arma dos Carabinieri e do Serviço de Cooperação Internacional, em Roma

Governador Cláudio Castro se reúne com as Forças de Segurança da Itália para fechar parceria no enfrentamento ao crime organizado no Estado do Rio de Janeiro.
(Eliane Carvalho)
Em Roma, o governador Cláudio Castro iniciou as tratativas para a realização de uma parceria com as Forças de Segurança da Itália no enfrentamento ao crime organizado no Estado do Rio de Janeiro. Na segunda-feira (02/02), Castro esteve no Comando General de Arma dos Carabinieri e no Serviço de Cooperação Internacional, da Direção Central da Polícia Criminal, do Ministério do Interior, para conhecer as estruturas e os métodos operacionais das corporações.
- Já começamos a trocar experiências sobre o combate à criminalidade, com ênfase em investigação, inteligência e cooperação interagências. Em breve, enviaremos um grupo de policiais militares para a Itália para essa imersão. Tudo em conformidade com as legislações brasileira e europeia. No Rio de Janeiro, investimos mais de R$ 16 bilhões por ano em segurança pública, com foco na modernização das forças, no uso intensivo de tecnologia e na integração entre instituições. Acreditamos que a cooperação internacional é fundamental para aprimorar políticas públicas diante de crimes cada vez mais complexos e transnacionais - destacou o governador.
O Serviço de Cooperação é responsável pelo trabalho estratégico, operacional e informacional em diversas frentes, como em casos de crimes graves internacionais e terrorismo. Já os Carabinieri fazem parte da força policial militar nacional da Itália e integram as Forças Armadas. A ideia é usar a expertise dessas corporações italianas para realizar o intercâmbio de boas práticas, capacitações e missões técnicas.
- O intercâmbio com a Itália é um passo decisivo, conectando nossas polícias à experiência internacional de combate ao crime organizado. Juntos, podemos avançar na parceria de inteligência, na formação de equipes conjuntas e na proteção da sociedade contra o crime transnacional - afirmou Cláudio Castro.
* https://www.rj.gov.br/noticias/Por Governo do Estado.



Comentários