top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Golpe da portabilidade: entenda como funciona e quais cuidados se deve ter

Criminosos utilizam os dados da vítima para solicitar indevidamente a portabilidade numérica para outra operadora e assim se apropriar da linha telefônica


Golpe da portabilidade: entenda como funciona e quais cuidados deve terTânia Rêgo/Agência Brasil


Rio - Criminosos estão utilizando os dados de consumidores  — como nome, CPF e número do telefone — para solicitar indevidamente a portabilidade numérica para outra operadora e assim se apropriar da linha telefônica. Após conseguirem o acesso ao aparelho, eles entram nas redes sociais da vítima, principalmente WhatsApp e Instagram, e se passam por ela para aplicar outros golpes.


X, que preferiu não se identificar, é uma vítima da vítima. Ele perdeu cerca de R$ 700 após acreditar em anúncios da conta do artista Yuri Simões, que havia sido hackeado por criminosos. "O anúncio partiu de uma conta que eu sigo há muito tempo, de um artista que acompanho os trabalhos e que ganhou fama durante a pandemia. Como foram coletados e publicados alguns relatos em vídeo na conta do artista, nos stories, de fato me pareceu algo crível. O que não me ocorreu foi que a conta poderia ter sido hackeada, como de fato foi. No final, perdi quase R$ 700. Acionei o banco para tentar reverter o pix feito, além de ter aberto um boletim de ocorrência. Depois o próprio artista entrou em contato e explicou o ocorrido, se desculpou e relatou que também acionou a polícia sobre o caso", conta.


Simões tem destaques salvos em seu perfil no Instagram explicando a situação. De acordo com o artista, ele teve a conta invadida em 11 de janeiro. Segundo ele, um boletim de ocorrência foi registrado. Em seguida, o artista alega ter entrado em contato com a Meta e as operadoras telefônicas para recuperar o acesso ao Instagram, WhatsApp e ao número roubado. Entretanto, como o prazo para uma solução era de cinco dias, Simões contratou um profissional especializado em recuperação de contas para reaver o controle do perfil nas redes de maneira mais rápida.


"Minha preocupação era com vocês levando golpe. Imagina cinco dias com alguém se passando por mim? (...) Eles transformaram meu pós-pago em um plano pré de pessoa jurídica. Entrarei com um processo contra as operadoras", desabafou após recuperar a conta. Confira os vídeos explicando o golpe: 




18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page