Futebol das Estrelas emociona público na Praia Campista durante o Esporte Verão Macaé 2026
- Jornal Esporte e Saúde

- há 10 minutos
- 4 min de leitura

Craques do futebol brasileiro e veteranos de Macaé protagonizam o Futebol das Estrelas na Praia Campista / Reprodução.
O fim da tarde da programação Esporte Verão Macaé 2026, na Praia Campista, foi marcado por emoção, talento e nostalgia com a realização do Futebol das Estrelas, neste sábado (31). O evento reuniu atletas consagrados do futebol brasileiro, atraindo diferentes gerações e proporcionando um verdadeiro espetáculo esportivo para o público.
O fim da tarde da programação Esporte Verão Macaé 2026, na Praia Campista, foi marcado por emoção, talento e nostalgia com a realização do Futebol das Estrelas, neste sábado (31). O evento reuniu atletas consagrados do futebol brasileiro, atraindo diferentes gerações e proporcionando um verdadeiro espetáculo esportivo para o público.
Na arena montada à beira-mar, os craques dividiram o campo com o time de veteranos de Macaé, formado especialmente para a programação, composto por atletas profissionais macaenses que se destacaram em clubes do Brasil e do exterior. Sob aplausos, pedidos de autógrafos e muitos registros fotográficos, os protagonistas do futebol brasileiro, que brilharam principalmente nas décadas de 1980 e 1990 mostraram que ainda estão “bons de bola”.
Entre dribles, passes precisos e muito carisma, participaram do evento nomes como Túlio Maravilha, Valber, Wilson Gottardo, Leandro, Carlos Germano, Azul, Jean, Leandro Ávila, Júnior César, Fernando Santos, Odvan e Ernani. Durante a partida, os atletas também interagiram com o público, compartilharam experiências e destacaram a importância do esporte como ferramenta de transformação social.
O time de Macaé também se destacou pela inclusão do jogador Wellington Tavares, integrante da Associação de Futebol de Surdos de Macaé. Representando a comunidade com deficiência auditiva, o atleta foi calorosamente aplaudido pelo público e recebeu elogios do secretário municipal de Esportes, César Maillet, que acompanhou a atividade ao lado do secretário adjunto, Rodrigo Caldeira.
“Continuaremos primando pelo esporte e pela inclusão”, destacou o secretário.
Na areia da Praia Campista, os jogadores, referências para a nova geração do futebol, saudaram o público e se aproximaram de crianças e adolescentes. Os jovens João Gonçalves, Isabela, Davi e Joaquim fizeram questão de acompanhar de perto os ídolos. “Está sendo muito legal ver os feras do futebol”, comentou João, de 17 anos.
Visivelmente entusiasmado, o goleiro Carlos Germano lembrou que esta é a terceira vez que visita Macaé e ressaltou o orgulho de participar de iniciativas como o Esporte Verão. “Temos que incentivar cada vez mais o esporte e a qualidade de vida. O futebol transforma e contribui para a cidadania”, afirmou.
Aclamado pelo público, Túlio Maravilha posou para fotos com a garotada e reforçou a importância do incentivo às novas gerações. “Precisamos estimular cada vez mais os jovens a praticarem esportes. Estou muito feliz de estar aqui”, destacou.
Já o craque Wilson Gottardo fez questão de participar ativamente da partida e deixou uma mensagem aos jovens atletas. “O futebol deve ser levado a sério, assim como os estudos. Quem deseja seguir no esporte precisa ter foco, disciplina e não abandonar a educação”, ressaltou.
A programação do Esporte Verão Macaé 2026 continua no próximo sábado (7) e domingo (8), com diversas atividades esportivas e de lazer na arena montada na Praia Campista.
Craques que participaram do Futebol das Estrelas
Túlio Maravilha
Único jogador a ser artilheiro das três divisões do Campeonato Brasileiro (Séries A, B e C). Foi artilheiro da Série A por seis temporadas e destaque no título brasileiro do Botafogo em 1995, o que lhe garantiu convocação para a Copa América. Atuou por clubes como Corinthians, Goiás, Vitória, Fluminense e Vila Nova, integrando o seleto grupo de atletas que marcaram mais de mil gols na carreira.
Fernando Santos
Revelado pelo Flamengo, é considerado o capitão mais jovem a levantar uma taça pelo clube. Atuou na Europa, foi campeão da Série B de 2009 e da Copa do Brasil de 2011 pelo Vasco da Gama.
Júnior César
Formado nas categorias de base do Fluminense, foi campeão da Copa do Brasil de 2008 e bicampeão carioca. Atuou por Flamengo, Botafogo e São Paulo, transferindo-se em 2012 para o Atlético Mineiro, onde conquistou a Libertadores.
Leandro Ávila
Revelado pelo Vasco da Gama, foi tricampeão carioca tanto pelo Vasco quanto pelo Flamengo. Reconhecido como marcador leal e eficiente, também teve destaque no título brasileiro do Botafogo em 1995. Atuou ainda por Palmeiras, Fluminense e Internacional.
Jean
Natural de São Gonçalo, foi revelado pelo Flamengo, estreando como profissional em 2002. Atacante veloz, atuou por Cruzeiro, Vasco, Fluminense, Corinthians e Santos, além de ter passagem pelo futebol russo.
Azul
Revelado pelo Cajazeiras-PB, chegou ao Vasco da Gama, onde conquistou os títulos Carioca, Brasileiro e da Libertadores. Posteriormente, atuou pelo Treze-PB, sendo campeão paraibano, além de passagem marcante pelo América-RN.
Carlos Germano
Capixaba, formado na base do Vasco da Gama, foi promovido ao profissional em 1991. Ficou 993 minutos sem sofrer gols entre 1991 e 1992, um recorde histórico do clube. Campeão carioca, brasileiro e da Libertadores, disputou a Copa do Mundo de 1998 e atuou também por Santos, Internacional e Botafogo.
Leandro
Carioca, iniciou a carreira no América-RJ e se destacou no Vitória-BA, onde conquistou três Campeonatos Baianos e um Nordestão. Em 2002, transferiu-se para o Cruzeiro, sendo campeão da Tríplice Coroa (Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro).
Wilson Gottardo
Nascido em 23 de maio de 1963, tem forte identificação com o Botafogo, clube pelo qual conquistou títulos importantes, como o Campeonato Carioca de 1989 e o Campeonato Brasileiro de 1995, atuando como capitão.
Valber
Nascido em 31 de maio de 1967, destacou-se pela habilidade técnica e versatilidade. É um dos poucos jogadores a atuar pelos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro. Conquistou o Mundial e a Libertadores pelo São Paulo em 1993 e a Libertadores pelo Vasco em 1998.
Odvan
Revelado pelo Americano de Campos dos Goytacazes, teve passagens por clubes de Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo. No Vasco da Gama, ganhou projeção nacional, chegando à Seleção Brasileira, pela qual atuou 12 vezes entre 1998 e 1999.
Vinícius Pacheco
Ex-meia e atacante, foi revelado pelo Flamengo. Ganhou destaque na Copa do Brasil de 2006, sendo bastante utilizado pelo técnico Waldemar Lemos, com atuações consistentes no time titular.
Ernani (Almir Ernani de Souza)
Ex-meio-campista, atuou por clubes como Santos, Athletico Paranaense, Figueirense, Ponte Preta e Cruzeiro, integrando o elenco campeão mineiro de 1987.
* Texto: Jornalista Joice Trindade / Comunicação Macaé.
Divulgação:

Macaé / RJ


Academia CMT Jiu-Jitsu
Endereço: Rua Tiradentes, 194 - Centro, Macaé - RJ,
Telefone: (22) 98135-4607







Comentários