top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Finais do Saquarema Surf Festival serão disputadas neste domingo em Itaúna

Disputas serão pelo QS 5.000, Pro Júnior e Longboard. Evento terá ainda uma bateria com as lendas do surfe brasileiro.


Sophia Medina, enfrenta a também brasileira Taina Hinckel — Foto: Smorigo/213Sports

Neste domingo (30) acontecem as grandes finais do Saquarema Surf Festival, maior evento qualificatório da América Latina. O início das baterias está previsto para as 7h, na Praia de Itaúna - o Maracanã do surfe.

O último dia de competição tem início com as finais do Pro Júnior; na sequência o Longboard, uma bateria especial com as lendas do surfe, e pra fechar as baterias do QS 5.000, que gera pontos para o ranking mundial de acesso ao Challenger Series do ano que vem.

No longboard, o título será disputado entre o recordista Jefson Silva, o bicampeão mundial Phil Rajzman, Darlan Marques e o peruano Matias Maturano. Já a final feminina será decidida entre as brasileiras Luana Soares, Evelin Neves, Ayllar Cinti e Julia Vianna.

No Pro Júnior, as finais ainda estão sendo definidas na tarde deste sábado (29).


Bicampeão mundial de longboard, Phil Rajzman, em Saquarema

— Foto: Smorigo/213Sports


O Saquarema Surf Festival vai contar ainda com uma bateria especial o 'Legends SFF', com as lendas do surfe brasileiro se enfrentando na Praia de Itaúna. A bateria será formada por Carlos Mundinho, de 73 anos; o saquaremense, Mica, de 54 anos; Otávio Pacheco, com 71; e Rico de Souza, de 71 anos. Os surfistas marcaram história, inserindo o Brasil no cenário internacional do esporte.


O encerramento do evento será com as finais do Qualifying Series 5000, o maior QS da América Latina. Os vencedores, no masculino e feminino, garantem vaga direta no Challenger Series do ano que vem, competição de acesso à elite do surfe. No feminino, a vencedora da 1ª edição do Saquarema Surf Festival, Sophia Medina, enfrenta a também brasileira Taina Hinckel. No masculino o recifense Ian Gouveia vai enfrentar Luel Felipe, surfista de Porto de Galinhas.


O evento faz homenagem ao saquaremense e bicampeão brasileiro Léo Neves. Entre os competidores, esteve o filho do ídolo, Valentin Neves, que entrou na competição no round dos 64 e avançou até as quartas de finais, onde não conseguiu passar por Mateus Herdy.


Lucas Chumbo, saquaremense e campeão de ondas gigantes, se aventurou na marola, chegou ao round dos 16 mas nem chegou a entrar na bateria. O surfista precisou deixar a competição e embarcou para o Taiti para aproveitar um swell de ondas gigantes. De acordo com a organização do evento, o atleta lamentou ter que deixar a competição do Saquarema Surf Festival.

* https://ge.globo.com/rj/serra-lagos-norte/Por Bianca Chaboudet, ge — Saquarema

Divulgação:





Macaé / RJ

5 visualizações0 comentário
bottom of page