Exposição sobre Peréio é destaque no Sem Censura com Cissa Guimarães
- Jornal Esporte e Saúde

- 28 de nov.
- 2 min de leitura
Programa ao vivo desta quinta, 27, relembra a relação do ator com a arte além do cinema
Cissa Guimarães destacou, nesta quinta-feira, 27, no programa Sem Censura, a exposição “Peréio – Semana que vem eu me organizo”, aberta ao público até fevereiro de 2026 no Sesc Tijuca, no Rio de Janeiro. Lara Velho, filha do ator, e Adriana Nakamuta, curadora da mostra, participaram ao vivo e contaram como surgiu a ideia de apresentar ao público desenhos inéditos produzidos por Peréio em seu apartamento, em São Paulo.

Ex-mulher do ator e uma das homenageadas na exposição, Cissa relembrou sua convivência com o artista e mostrou uma das peças criadas por ele em sua homenagem. “Lembro quando fazia faculdade e meus cadernos eram cheios de desenhos do Peréio. Ele gostava de usar folhas que não eram próprias para desenhar”, comentou a apresentadora durante o programa.

Organizada por Lara, João e Thomaz Velho, filhos de Peréio, a exposição revela um lado pouco conhecido do ator, que transformava os cômodos de seu apartamento em espaços de ócio criativo e produção artística espontânea. “Quem visitar a exposição terá a sensação de entrar na intimidade de Peréio, no apartamento em que ele viveu em São Paulo”, disse Lara durante a entrevista.
A mostra reúne obras visuais, registros pessoais e leituras teatrais dirigidas por João Velho, além da exibição de filmes que ampliam o panorama da contribuição de Peréio ao cinema e à cultura brasileira. A iniciativa surgiu a partir de uma provocação da artista Pinky Wainer, entrevistada pelo ator no programa Sem Frescura, que sugeriu a publicação de um livro com registros de sua produção fora das telas. O acervo, agora organizado e exposto, conta com direção de arte de Lara e Thomaz Velho e inclui uma obra inédita criada por Thomaz em homenagem ao pai.
* Texto: Jornalista Bruno Pirozi /assessor de imprensa / Fotos: Divulgação.







Comentários