top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Estudantes descobrem o mundo pela Coleção Nautas



Uma viagem tanto por terra quanto por mar, pelo planeta ou fora dele, passando pelo passado em direção ao futuro. Assim é a Coleção Nautas da Editora Edebê Brasil, desenvolvida para o ensino integral dos estudantes do Ensino Fundamental I e, utilizada no Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo.


A Coleção propõe que os professores tornem o ambiente educacional ainda mais alegre, lúdico e acolhedor, seguindo a prática de Dom Bosco e Madre Mazzarello, formando assim, cidadãos capazes de transformar o mundo. Pautada em três pilares, a coleção preconiza a “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC), a “Sustentabilidade” ambiental, social e econômica e a “Abordagem maker e STEAM” (multidisciplinar e combinada com o “colocar a mão na massa”). O fomento à pesquisa, investigação e análise são exemplos desse trabalho. Também a experimentação de maneira interativa e contextualizada fazem das crianças viajantes pelo mundo dos saberes e do conhecimento.


A Coleção é composta por livros dos componentes curriculares (Matemática, Ciências, História, Geografia, Ensino Religioso e Língua Portuguesa), de projetos “Ampliando Rotas”, de Robótica e pela revista da família. Levando o aluno a ser protagonista da construção do seu próprio saber, Nautas faz com que o aprendizado aconteça por meio de projetos. Cada livro possui um único tema e os estudantes são estimulados a realizar dois projetos por tema, sempre com base na experiência do saber fazer.




Com o compromisso de promover uma formação integral, o material prepara os estudantes para os desafios do Século XXI. O Colégio Castelo utiliza-se de outras metodologias de ensino, que visam o aprendizado significativo por meio de valores alinhados às necessidades globais. Com os mesmos objetivos, os estudantes da Educação Infantil dispõem da Coleção Girolhar e, por sua vez, o Ensino Fundamental II prepara-se para receber a Coleção Rotas.


* Texto: Moira Paula/Fotografia: Paolla Itagiba/Assessoria de Comunicação Salesiana.







9 visualizações0 comentário
bottom of page