top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Escola Neuza Maria de Almeida promove Semana da Inclusão

Alunos mostraram exemplos de inclusão social através da dança, teatro e do esporte




A Escola Municipal Professora Neuza Maria de Almeida, no Lagomar, deu um exemplo de cidadania, na última sexta-feira (20), promovendo a Semana de Inclusão. A escola realizou uma série de atividades com alunos e convidados. O objetivo foi mostrar que nenhuma limitação física ou mental deve limitar a vida.


Dia 20 é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e para conscientizar sobre a importância desse dia, a escola ensinou que além de acessibilidade, é preciso também promover a inclusão social. Os alunos promoveram peças teatrais, cartazes, apresentação musical e um treino de jiu-jitsu com professor convidado, alunos e deficientes físicos.


O mestre Marvel Maillet, faixa-preta em jiu-jitsu, deu um treino com alunos da escola, ensinando técnicas de rolamento. Como convidado, o atleta Gediel Cardoso Freitas, faixa-preta no jiu-jitsu, que perdeu parte da coordenação motora após um acidente de carro, mostrou que o esporte deu a ele condições de melhorar seu desenvolvimento físico e motor.


Outros exemplos de atletas presentes no treino foram o cadeirante Jamerson França Bandeira, professor de taewondo e fisioterapeuta; o atleta Fábio Alves, também cadeirante e campeão panamericano de jiu-jitsu e o faixa-azul Luiz Felipe da Silva, deficiente visual.


Os atletas mostraram que o esporte é capaz de promover inclusão social, desenvolver a coordenação motora, defesa pessoal, disciplina e concentração. “No esporte não tem limitações. Todos são capazes de praticar uma modalidade física, só é preciso estudar muito, ter foco e se dedicar para se tornar um campeão”, disse o mestre Marvel.




* Ana Paula Medeiros -assessora de imprensa - fotos: Divulgação.


32 visualizações0 comentário
bottom of page