top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Ensino Superior inova em políticas públicas humanizadas


Ações são orientadas pela produção de redes humanas / Foto: Arquivo Secom


A Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, através da Universidade Livre (UNILIVRE) e do Laboratório de Emoções, Afetos, Sociedade e Subjetividades (LEMASS), inova na produção de políticas públicas humanizadas. As ações da UNILIVRE e do LEMASS são orientadas pela produção de redes humanas, seguindo uma metodologia que se sustenta pelo processo de construção de políticas públicas humanizadas.


Dentre as ações está o curso de educação permanente para Conselheiros Tutelares, numa ação com o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Macaé, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé , o Ministério Público (1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Macaé), o Comitê Participativo Intermunicipal dos Conselheiros Tutelares (instituído pela portaria municipal nº 12/2022) e com o apoio institucional da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ).


Atualmente, o Curso de Conselheiros Tutelares tem a participação de vários municípios do estado do Rio de Janeiro e de outros estados brasileiros, abordando temas para a produção de políticas públicas humanizadas no campo da garantia dos direitos à criança e ao adolescente.


Uma outra ação é o Curso de Educação Permanente para os Cemaia's ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. O processo de educação permanente para as equipes de acolhimento de crianças e adolescentes visa desenvolver as inscrições mais sensíveis sobre o cotidiano dos Cemaia's, abordando-se temas como: primeiros socorros, família de origem e construção de redes humanas intersetoriais, dentre outros.


A ação “Vidas em Rede – Vidas em Rede” surgiu no período da pandemia de Covid-19 e continua produzindo o cuidado ampliado de educação e saúde para a população e educadores da rede municipal. Ela tem o reconhecimento da Universidade de Nova York, tendo sido publicada no Compêndio de Comemoração dos 75 anos da Organização das Nações Unidas (ONU) como uma ação de produção de cuidado ampliado, utilizando-se das metodologias da Gestalt-musicoterapia, meditações em movimento , da filosofia clínica e das artes como recursos potentes de construção de redes humanas e de políticas públicas humanizadas.

O professor doutor Paulo-de-Tarso de Castro Peixoto, coordenador da UNILIVRE, explica que o LEMAS traz uma inovação de suas pesquisas sobre a qualidade dos contatos e das emoções. "A epistemologia da Contatologia, como ciência dos contatos interpessoais, e da Afetologia, como ciência das experiências de produção da emoção social, vem sendo reconhecida em institutos na França e Canadá. Suas pesquisas serão lançadas nesses países, a valorização e reconhecimento das inovações no campo da educação e saúde para a construção de políticas públicas humanizadas e que seguem o princípio das alianças, tendo o humano como eixo de suas ações".

* Texto: Renatta Viana / Prefeitura de Macaé


Divulgação:




Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ






10 visualizações0 comentário
bottom of page