top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Encontro de Professores Escritores segue com inscrições abertas


Foto arte: Reprodução


As inscrições para o I Encontro de Professores Escritores Macaenses e da Região: docência/discência, autoria e seus desafios seguem abertas através do link (https://formacaomacae.wixsite.com/formacao/professores-escritores). A programação vai acontecer no dia 1° de dezembro, no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, a partir das 8h. Estão sendo esperados participantes de toda região. A programação será ministrada por professores educadores de Cabo Frio, Macaé e Rio de Janeiro. Entre eles está Júlio Emílio , consagrado ilustrador e escritor de literatura infantojuvenil com 169 livros publicados.

As temáticas do Encontro serão destacadas por escritores reconhecidos em toda região e país. São eles: Isac Moura, Jorge Luís Rodrigues, Tereza Nogueira, Rosana Andréia, Margareth Monteiro, Jaqueline Brum, Gabriela Barreto e Bia Fernandes.

Os interessados devem se inscrever até a véspera do encontro que será direcionado para professores e profissionais da educação. A programação foi subdividida em duas turmas e vai acontecer das 8h30 às 12h e de 13h30 às 17h. O objetivo é conhecer os professores escritores, publicizar suas obras, incentivar os profissionais a publicar os escritos como poesia, crônicas, prosas e contos, ainda não revelados, além de despertar em seus alunos a atitude autoral e vislumbrar, num futuro próximo, a criação da Academia de Letras Macaense, a partir dos educadores ligados à escrita.

O Fórum vai abordar assuntos relevantes ligados ao contexto educacional. São eles: "Literatura e Vida"; "Professor escritor e professora escritora e sua atuação no processo criador discente" e "O processo criativo na arte literária".

O Centro de Formação Continuada Professora Carolina Garcia oferece troca de experiências e aprimoramento, destacando a visão ampla dos objetivos e estratégias da educação. Os cursos são com cronograma específico, a maior parte de curta duração. Também são realizadas palestras, fóruns e pesquisas. A Coordenação do Centro de Formação Professora Carolina Garcia atua na sede da Secretaria de Educação, que funciona na Cidade Universitária, localizada na Avenida Aluízio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.

Júlio- O escritor Júlio Emílio Braz e a também escritora Rosana Andréia serão responsáveis pelo tema " Literatura e Vida". Na ocasião, Júlio também irá relembrar sua trajetória. Ele escreveu desde roteiros para histórias em quadrinhos, publicadas em diversos países, como Brasil, Portugal, Bélgica, França, Cuba e Estados Unidos e até livros de bolso de faroeste, com diversos pseudônimos.


Após receber elogios, começou a se destacar mundialmente e ganhou prêmios como o Australian Children Book's Awards e o Blue Cobra Awards do Swiss Institute for Children's Books. Desde então, Júlio passou a escrever comédias, suspense e ação. Um de seus livros de mais sucesso é "Esperando os Cabeça Amarela".


Na televisão, ele escreveu quadros para o programa "Os Trapalhões" e uma telenovela em dez capítulos para uma emissora do Paraguai. É autor de livros infantojuvenis, entre eles "Saguairu", pelo qual obteve o Prêmio Jabuti e a obra "Crianças na Escuridão" já foi traduzida para o alemão e para o espanhol.


* Prefeitura de Macaé / Secretaria de Comunicação Social / Coordenadoria de Jornalismo


Divulgação:



Macaé - RJ




9 visualizações0 comentário
bottom of page