top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Dupla brasileira é campeã mundial de tênis de mesa

Brasil ainda conquistou mais um bronze na competição; no Mundial de judô, brasileiros também subiram ao pódio

O dia foi bastante agitado no esporte paralímpico brasileiro. O país conquistou duas medalhas no Mundial de tênis de mesa. A dupla brasileira Bruna Alexandre e Paulo Salmin ficou com a medalha de ouro na Classe XD17 e uma medalha de bronze na Classe WD5, com a Cátia Oliveira e Marilene Santos. No judô, mais duas medalhas com o paraense Thiego Marques, com a prata, e a potiguar Rosi Andrade, com o bronze.


Bruna Alexandre e Paulo Salmin — Foto: Divulgação/CBTM/André Soares

A dupla brasileira, formada por Bruna Alexandre e Paulo Salmin, venceu os dinamarqueses Peter Rosenmeier e Thea Nielsen por três sets com parciais de 12/10, 11/5 e 11/6, no Mundial de tênis de mesa que está sendo disputado na Espanha. O primeiro set foi muito disputado, porém na sequência da partida o entrosamento e a tática da dupla brasileira, que havia perdido somente um set em toda competição, foi ficando evidente e a medalha de ouro da Classe XD17 ficou com os brasileiros. A dupla vê dois motivos para essa consistência, o técnico Paulo Molitor e a união entre os atletas.

- O Molitor estudou muito os vídeos e nos ajudou a tornar os jogos bem táticos. A gente conseguiu fazer bem esse trabalho. E acho que esse entrosamento que a gente teve, não só eu e o Paulo, como com todos que nos ajudaram, foi essencial. Aplicar 3 a 0 numa final é uma coisa muito difícil - disse a Bruna Alexandre, que havia sido medalhista de prata no tênis de mesa individual nos Jogos de Tóquio.


O Paulo exaltou a união e a relação de confiança que foi conquistado entre eles durante o torneio.


- Jogamos muito bem nos três dias, de forma consistente, com um ouvindo o outro.

A dupla Cátia Oliveira e Marliane Santos ficou com o bronze na Classe WD5 após perder para as experientes italianas Giada Rossi e Michela Brunelli. As atletas, mesmo com a derrota na semifinal, não desanimaram e comemoraram a conquista.


- Estou feliz por estar no meu segundo Mundial e conseguir a minha segunda medalha, agora em dupla - informou Cátia.


- É o meu primeiro Mundial e ganhar a primeira medalha assim, já de cara, me deixou muito emocionada. Estou muito feliz também de jogar com a Cátia, que me deu todo o apoio e suporte durante os jogos. E fora dos jogos também - festejou Marliane.

Mundial de Judô:

O Brasil conquistou as primeiras medalhas do Campeonato Mundial de Judô, que acontece em Baku, no Azerbaijão. Foram dois jovens judocas que ganharam medalhas inéditas. O paraense Thiego Marques, de 23 anos, depois de sofrer um wasari do ucraniano Davyd Khorava, ficou com a medalha de prata. O atleta analisou o momento da carreira e focou na próxima paralimpíada.


- Essa medalha de prata tem gosto de ouro. Ela reflete diversos dias de treinamento árduos, longe dos amigos, abdicando de muita coisa. E mostra que estamos no caminho certo. Cheguei aqui como líder do ranking e, graças à pontuação obtida, sairei ainda como líder. É um salto muito importante para Paris.


Rosi Andrade e Thiego Marques — Foto: Débora Corrigliano/ CBDV

A judoca Rosi Andrade, que era a favorita para conquistar a medalha de ouro, foi surpreendida na estreia e se recuperou na repescagem para competir por uma medalha. Ela venceu a atleta do Quiguistão, Khaiitkhon Khusan, conquistou o bronze e fez um breve panorama sobre seu primeiro Mundial.

- Eu estou muito, muito feliz. Mostra que tudo valeu a pena. A gente vem de longe, deixa família, tudo, por um sonho. E, quando a gente consegue atingir nossos objetivos, é muito gratificante. Meu primeiro Mundial e já sair com esse resultado está sendo mais que incrível!.


* Por Redação do ge — Rio de Janeiro


4 visualizações0 comentário
bottom of page