Câmara Municipal de Macaé busca mais qualificação profissional para a população
- Jornal Esporte e Saúde

- 9 de set.
- 1 min de leitura

A proposta de Denis gerou debate sobre empregabilidade na área de petróleo, comércio e serviços (Foto: Ivana Gravina)
Um requerimento do vereador Denis Madureira (Republicanos) deu início a um novo debate sobre qualificação profissional, na sessão desta terça-feira (2), na Câmara Municipal de Macaé. O parlamentar pediu ao governo que avalie a possibilidade de oferecer capacitações necessárias e/ou complementares para o setor de petróleo e gás, em especial para plataformas e embarcações em alto-mar.
O Requerimento 289/2025 cita especificamente os cursos de Primeiros Socorros Offshore (CPSO), Manobra e Combate de Incêndio de Aviação (MCIA), Bombeiro de Aviação (Bombav), Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC 100) e o treinamento obrigatório para transporte aéreo de produtos perigosos (RABC 175).
Segundo Madureira, devido às novas exigências da Petrobras, algumas funções como o taifeiro, encarregado da limpeza e manutenção das instalações da cozinha, e o paioleiro, responsável pela gestão dos depósitos de materiais e de provisões, estão encontrando dificuldades de ingressar no mercado de trabalho. “Isso acontece mesmo quando eles já têm os cursos de salvatagem e T-HUET, que também são obrigatórios para os trabalhadores embarcados”, disse o vereador se referindo ao Curso Básico de Segurança de Plataforma (CBSP) e ao Tropical Helicopter Underwater Escape Training.
Para Denis, se a intenção do governo é preparar a população para assumir as vagas que estão sendo abertas na cidade, a iniciativa seria de grande auxílio. “Essas capacitações têm um custo bastante elevado para quem está desempregado. Se esses cursos forem ofertados, os moradores da cidade terão condições de competir com os que vêm de fora”.
* Adriana Corrêa e Marcello Benites / Câmara Municipal de Macaé







Comentários