top of page

Câmara cobra construção de novas ciclovias em Macaé

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 28 de set.
  • 2 min de leitura
ree

O presidente Alan Mansur apresentou requerimento cobrando resposta sobre rota que ligará a orla do Bar do Coco ao Lagomar. Foto: Tiago Ferreira.


Foi aprovado na sessão desta quarta-feira (17), na Câmara Municipal de Macaé, um requerimento solicitando informações sobre indicação para a construção de ciclovia ligando a Orla do Bar do Coco ao bairro Lagomar. O requerimento foi feito pelo presidente Alan Mansur (Cidadania), que também é o autor da indicação, ainda sem resposta do Executivo.


Para Mansur, a construção de uma ciclovia nesse trecho evitará muitos acidentes. “As pessoas já circulam de bicicleta por ali, disputando espaço com os veículos. Só queremos garantir a segurança de todos”.


Marvel Maillet (PV) apoiou a iniciativa e reforçou o estímulo da prática esportiva. “Trocar o carro pela bicicleta é bom para o bolso, a saúde, o trânsito e o meio ambiente”. Ele frisou a melhora na qualidade de vida e do ar que respiramos, já que o uso da bicicleta como meio de transporte diminui a emissão de gases poluentes na atmosfera, que causam o efeito estufa.


Luciano Diniz (Cidadania), que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Cicloviária e da Bicicleta, informou que, recentemente, foi feita a manutenção de todas as ciclovias, que, juntas, somam cerca de 20 quilômetros. “Agora precisamos construir outros 20 quilômetros para interligar todas as rotas existentes”.


Segundo o parlamentar, o plano cicloviário custará mais R$ 30 milhões aos cofres públicos. “Das 20 rotas que restam para serem executadas, nove serão priorizadas, dentre elas a que liga a Orla do Bar do Coco ao Lagomar”. Diniz ainda enfatizou o potencial da cidade para a utilização da bicicleta devido a sua geografia horizontalizada. “Podemos ter 100% da nossa área urbana interligada por ciclovias, tal como Amsterdã”.


Próximo encontro da Frente


Ricardo Salgado (MDB), que também integra a Frente Parlamentar da Bike, como vem sendo chamada, acrescentou que os seus integrantes estão discutindo com as pastas envolvidas como será a travessia cicloviária na ponte da Barra e no acesso à Rodovia Norte-Sul, próximo à antiga Galope. Ele aproveitou para divulgar a próxima reunião do grupo, prevista para o dia 23 de outubro, às 14 horas, no Centro Cultural do Legislativo. 


* Texto: Jornalista Adriana Corrêa / Adriana Porto Comunicação.



 
 
 

Comentários


bottom of page