top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Curta “Hoje tem Marmelada” usa ruas e pontos turísticos de Rio das Ostras como cenário

História do palhaço Labirintite está disponível gratuitamente no canal do Youtube do O Entrupinado


Hoje tem marmelada faz parte do projeto Olha o Palhaço no meio da rua. Foto divulgação.


Imagine só andar pelas ruas de Rio das Ostras e encontrar um daqueles palhaços de circo mambembe, que remetem às lembranças lúdicas mais lindas da infância. O curta-metragem “Hoje tem Marmelada” levará o público a uma viagem com o principal personagem do circo de lona. A história de Labirintite, o palhaço morador de Rio das Ostras, usa os espaços públicos de um bairro periférico para alegrar as crianças durante a pandemia e disfarçar sua tristeza pela partida de sua parceira malabarista.


Ao fundo, o rio das Ostras. Foto divulgação.


Durante os quase 22 minutos de exibição, o espectador poderá passear pelas ruas do bairro Liberdade, onde tudo acontece. O Labirintite, criado e interpretado pelo artista Éder Veríssimo, vai fazendo dos espaços públicos o seu picadeiro, costurando vários números para apresentar o espetáculo.


O palhaço Labirintite faz seus malabarismos nas ruas do bairro Liberdade. Foto divulgação.


Em cada viela ou beco, o palhaço agrega mais crianças, que o acompanham e vibram com o tradicional malabarismo com bolas, guarda-chuvas e tacos. E, claro, não ficam de fora as pernas de pau e as histórias engraçadas que arrancam gargalhadas de todos.


Malabarismos com argolas debaixo da ponte Estaiada. Foto divulgação.


Fazer do espaço público seu local de apresentação está relacionado com democratização da arte circense, que, segundo Éder, é popular. “O palhaço tem a capacidade de fazer o outro rir usando poucos artifícios, porém cheio de técnicas. E estar nas ruas de Rio das Ostras é importante para que o espectador tenha o sentimento de pertencimento ao espaço. Além dos cenários das ruas, quem assistir vai ver o Labirintite em pontos turísticos importantes como o rio das Ostras, que originou o nome da cidade, e a Ponte Estaiada. A gente está onde o povo está”, relatou.


Éder Veríssimo dá vida ao Palhaço Labirintite no espetáculo Hoje tem Marmelada. Foto divulgação.


Apesar de utilizar técnicas bastante conhecidas, a apresentação em vídeo tem uma releitura própria, que utiliza símbolos específicos do circo e que traz à tona a atmosfera lúdica da infância. Interlocução com bonecos fantoches, o manuseio do pandeiro como instrumento popular, o ensino das clássicas canções de palhaços como “Olha o Palhaço no meio da Rua” e “O Bom Menino”, cantada pelo palhaço Carequinha, para relembrar a memória deste artista e chegar a públicos de outras gerações, também estão no curta.


As pernas de pau estão no curta produzido com incentivo da Lei Aldir Blanc. Foto divulgação.


“Hoje tem Marmelada" é um espetáculo que integra o projeto “Olha o Palhaço no Meio da Rua”, de criação e produção do ponto de cultura riostrense Cia O Entrupinado de Circo Teatro. A conversão para vídeo teve o incentivo financeiro do Governo Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro por meio da Lei Aldir Blanc.


A ponte Estaiada ao fundo com o palhaço Labirintite. Foto divulgação.


Para Dayane Benício, produtora do curta-metragem, "este é um projeto muito sério, apesar de propiciar a graça. Tem toda concepção de trazer o pertencimento ao lugar onde habita e da arte como algo acessível a todos. O lúdico não é só entretenimento, ele influencia em questões importantes como raciocínio, concentração, coordenação motora, visão periférica, entre outros”.


O mundo encantado do circo entra em cenas nas ruas do bairro Liberdade, em Rio das Ostras. Foto divulgação.


“Ao contrário do que muita gente pensa, ser palhaço é coisa séria! Escolher colocar um nariz vermelho e se exibir significa tirar todas as ‘armaduras’, ‘máscaras’, representações cotidianas e deixar com que todos vejam o seu ‘lado frágil’, aquilo que você chama de defeitos físicos e psicológicos, o seu ridículo”, concluiu Éder.


Um espetáculo para assitir com toda a família. Foto divulgação.


O espetáculo, que foi transformando em curta, seria uma apresentação presencial, mas por causa do avanço da pandemia precisou ser adaptado para uma forma ilustrada em vídeo de forma a ficar perene, publicado na internet e disponível para todas e todos.


SERVIÇO


Hoje tem Marmelada! – vídeo-espetáculo (curta-metragem)

Exibição gratuita

Indicação: livre para todos os públicos

Contatos: (22) 99202-2832

Instagram: @oentrupinado

Facebook: O Entrupinado


YouTube: O Entrupinado

* * Bruno Pirozi / Jornalista




7 visualizações0 comentário
bottom of page