top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Cras de Macaé serão reformados

Atualizado: 21 de set. de 2021



Elencados como umas das prioridades da atual administração pública, os Cras - Centros de Referência de Assistência Social, responsáveis pela oferta de serviços continuados de Proteção Básica Social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, serão reformados. Uma reunião técnica nesse sentido ocorreu na última sexta-feira (17), entre os gestores das pastas do Desenvolvimento Social e Obras.

A reunião, realizada nas dependências da secretaria de Obras, envolveu os engenheiros Fabrício Afonso, secretário de Desenvolvimento Social, Felipe Bastos, secretário Adjunto de Obras e Henrique Porto, coordenador de projetos da secretaria de Obras, e a advogada Catarina Carvalho, coordenadora do setor de apoio técnico da secretaria de Desenvolvimento Social.

Otimista com o resultado da reunião técnica e com a harmônica cordialidade entre os atores do encontro, o secretário de Desenvolvimento Social, Fabrício Afonso, disse que o resultado inicial será uma força-tarefa, seguida pela reforma física dos prédios onde funcionam os Cras.

- Penso que obtivemos ótimos resultados desse encontro. Tratamos sobre a reforma dos sete Cras para termos os atendimentos regularizados, conforme a vontade do prefeito Welberth Rezende, que quer celeridade nesse serviço. A partir da semana que vem, estaremos traçando um plano de força-tarefa para executarmos o levantamento arquitetônico, os relatórios fotográficos e as demandas de engenharia que serão incluídas nas execuções dessas reformas. Apesar da gigantesca demanda de serviços da secretaria de Obras, o secretário adjunto Felipe ficou sensibilizado com as necessidades gritantes dos nossos Centros de Referências e garantiu tratar com prioridade a reforma -, explicou Fabrício.

Os Cras, como unidades públicas, inseridos nas ações de Proteção Social Básica, promovidas pela Prefeitura de Macaé, através da secretaria de Desenvolvimento Social, concretizam o direito socioassistencial do cidadão, tendo como público-alvo as famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização dos vínculos familiares, entre outros.

As sete unidades em Macaé – Botafogo, Barra, Aroeira, Parque Aeroporto, Nova Esperança, Serra e Novo Visconde, têm como meta oferecer serviços e programas como: O BPC - Benefício de Prestação Continuada e Programa Bolsa Família; O PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à família e o SCFV - Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, entre outros.

De acordo com a coordenadora de Proteção Social Básica, Fabiana Magalhães, o papel do CRAS é realizar acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social através do seu principal programa , o PAIF que atende as famílias garantindo o acesso aos seus direitos sociais em seus diversos programas e projetos desenvolvidos em suas unidades em cada uma das áreas de abrangência.

Serviço: (localização, área de abrangência e atendimento)


Cras Botafogo

Endereço: Rua Antônio Bechara Filho s/nº, Novo Botafogo, próximo à E.M. Botafogo Área de abrangência: Botafogo e Novo Botafogo, Malvinas, Ilha Leocádia e Virgem Santa. Atende com agendamento - telefone: (22) 2759-0854/26961449.


Cras Barra

Endereço: Rua Eurico Barbosa de Souza s/nº - Praça Beira Rio, Barra de Macaé.

Área de abrangência: Nova Holanda, Barra, Brasília e Fronteira Atende com agendamento - telefone: (22) 2763-7026.


Cras Aroeira

Endereço: Rua Luiz Alves Silva s/nº, Jardim Santo Antônio, próxima à Escola Parque. Área de abrangência: Nova Macaé, Morro de Santana e de São Jorge, Horto, Jardim Santo Antônio e Aroeira.

Atende com agendamento - telefone: (22) 997407863

Cras Parque Aeroporto

Área de abrangência: Ajuda de Baixo e de Cima, Engenho da Praia, Vila Badejo, São José do Barreto e Parque Aeroporto.

Atende com agendamento - telefone: (22) 999073913


Cras Nova Esperança

Área de abrangência: Nova Esperança e Piracema Atende com agendamento - telefone: (22) 997604156


Cras Novo Visconde

Endereço: Rua Manoel Batista de Carvalho, s/nº - Praça Edgar dos Santos Moraes (Atrás do CRIAN), Novo Visconde, próximo ao CRIAAD. Área de abrangência: Visconde, Novo Visconde, Novo Horizonte, Alto dos Cajueiros, Miramar, Cavaleiros, Centro, Praia Campista, Campo D´Oeste, Granja dos Cavaleiros, Imbetiba, Jardim Sol Y Mar, Imboassica, Glória, Costa do Sol, Riviera Fluminense, Parque Duque de Caxias, Mirante da Lagoa e Cancela Preta.


CRAS Visconde

Atende com agendamento (segunda, terça e quinta) - telefone: (22) 2762-5118.


Cras Serra

Endereço: Avenida Miguel Peixoto Guimarães 703 (antiga Avenida Principal), Córrego do Ouro, próximo ao Macaé Facilita. Área de abrangência: Bicuda Grande e Pequena, Córrego do Ouro, Glicério, Frade e Sana.

Atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, excetuando o horário de almoço, das 12h às 13h. Pode-se agendar pelo telefone: (22) 2762-7807.


* Lourdes Acosta / Jornalista Profissional / Comunicação Desenvolvimento Social.


11 visualizações0 comentário
bottom of page