Coronel Olavo Ramos encerra comando do 32º BPM após nove meses com resultados inéditos em segurança pública
- Jornal Esporte e Saúde

- 21 de ago.
- 3 min de leitura

O 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), responsável pelo policiamento em Macaé, Conceição de Macabu, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã e Carapebus, realizou nesta sexta-feira (22), às 11h, a cerimônia de passagem de comando.
À frente da unidade por nove meses, o coronel Olavo Otávio Ramos encerra sua gestão com resultados inéditos na área de segurança pública. Os principais índices criminais apresentaram quedas expressivas: em julho de 2025, a letalidade violenta caiu 33,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, o menor número já registrado na série histórica do batalhão. No mesmo período, os roubos de veículos e de rua recuaram 50%, consolidando o mês como um marco na redução da criminalidade na região.
No acumulado do primeiro semestre, os indicadores também confirmam a tendência positiva: -21,7% na letalidade violenta, -16% nos roubos de veículos e -36,2% nos roubos de rua, todos recordes para o período. Esses resultados se somam a operações que resultaram em centenas de prisões, apreensão de armas, entorpecentes e recuperação de veículos, reforçando o papel do 32º BPM na segurança da população da área abrangida pela unidade.

Simultaneamente às ações operacionais, a administração de Olavo se destacou por seu foco em aprimoramentos administrativos e estruturais. Foram feitas reformas nas instalações, manutenção e renovação de veículos, modernização de seções especializadas e progressos na área da saúde policial. Um dos projetos com maior impacto social foi a criação do Programa de Cinoterapia, realizado em colaboração com o Batalhão de Ações com Cães (BAC) e a Faculdade Estácio de Sá, que começou a fornecer atendimento especializado e inclusivo a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“O trabalho desenvolvido ao longo desses meses foi construído de forma coletiva. Cada resultado obtido reflete o empenho de oficiais e praças, que se dedicaram para garantir mais segurança à população e dignidade à tropa”, afirmou Ramos.
Trajetória
Natural do Rio de Janeiro e com 51 anos, o coronel ingressou na Polícia Militar em 1995. Bacharel em Direito pela Universidade Castelo Branco, concluiu todos os cursos de formação, aperfeiçoamento e altos estudos da corporação, incluindo o Curso Superior de Polícia Militar (2017). Em três décadas de carreira, acumulou experiência em diversas frentes estratégicas: foi comandante do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (2019–2021), 36º BPM (2021), 41º BPM (2021–2022) e 20º BPM (2024).
Exerceu ainda funções de destaque como Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Especiais (2024) e na Coordenadoria de Polícia Pacificadora (2022–2023). Sua trajetória administrativa inclui passagens pelo 5º Comando de Policiamento de Área e pelo Comando de Policiamento Especializado, além de funções de chefia em unidades da Baixada, interior e capital. Foi agraciado com condecorações como as medalhas de 10 e 20 anos de serviço, o Distintivo de Lealdade e Constância e a Medalha da Ordem dos Cavaleiros Honorários.
A partir de agora, Olavo Ramos assume como chefe do Estado-Maior do 5º Comando de Policiamento de Área (5º CPA), ao lado do coronel Rogério Figueredo. O 5º CPA é responsável pelos batalhões de Angra dos Reis (33º BPM), Volta Redonda (28º BPM), Resende (37º BPM), Barra do Piraí (10º BPM) e pela 2ª Companhia Independente de Paraty.
No comando do 32º BPM, assume o coronel Marcelo Henrique Ferreira Guimarães, que anteriormente estava à frente do 26º BPM, em Petrópolis. Com os avanços obtidos em sua gestão, o 32º BPM encerra este ciclo com um legado de eficiência operacional, inovação em programas sociais e recordes históricos nos indicadores criminais, consolidando-se como referência em segurança pública no Estado do Rio de Janeiro.
* Texto e fotos: Divulgação/ 32º BPM







Comentários