top of page

Conferência define rumos das políticas para as mulheres em Rio das Ostras

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 24 de jul.
  • 2 min de leitura

População e poder público debateram e votaram propostas para Conferência Estadual


ree

Rio das Ostras realizou nesta quarta-feira, dia 23, a 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. O evento reuniu centenas de pessoas, na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, que debateram propostas para garantir o enfrentamento à violência e os direitos das mulheres, entre outras causas relacionadas. Participaram do encontro o prefeito Carlos Augusto Balthazar, secretários e demais gestores municipais, vereadores, representantes da sociedade civil organizada, do Governo do Estado e população.


Durante o evento, o prefeito do Município lembrou que o desenvolvimento das políticas públicas em Rio das Ostras é fruto do relacionamento que vem sendo construído com os governos do Estado e Federal. “Recebo toda semana políticos dos mais diversos partidos. Nossa cidade está no caminho de um resgate para que retornemos à lista das primeiras cidades em qualidade de vida. Na semana que vem vamos inaugurar o ‘Segurança Presente’, que vai dobrar praticamente o efetivo da Polícia Militar”, revelou o prefeito, relacionando o aumento da segurança pública como importante para proteção às mulheres.


ree

Além de debater seis eixos de trabalho e assistir a uma palestra, os participantes apontaram diretrizes relativas às áreas de assistência social, saúde, política, entre outras, voltadas para o público feminino. O evento também definiu as propostas que serão levadas à Conferência Estadual.


O secretário de Assistência Social, Carlos Correia, agradeceu o apoio do prefeito no cuidado e atenção às políticas para as mulheres e falou sobre avanços.  “Nós queremos construir o melhor para Rio das Ostras. Será tudo no seu tempo, mas vamos avançar”, garantiu.


ree

Já a coordenadora da Proteção Social Especial, Clecia Andrade, enfatizou que o enfrentamento à violência é a principal luta, porém existe uma gama de causas que também precisam ser debatidas e enfrentadas. “Estamos lutando por políticas públicas, mas para isso precisamos estar vivas. Todos precisamos assumir responsabilidade com a luta pelas mulheres. Estou muito orgulhosa com o número de 470 inscritos nessa conferência. Essa é a terceira conferência que realizamos neste ano e é a de maior público”, agradeceu a coordenadora, que presidiu o evento.


PRESENÇAS – Estavam presentes a secretária de Gestão Pública, Márcia Almeida, a coordenadora da Proteção Social Básica, Daniele Bezerra, a  promotora de Justiça da Primeira Promotoria de Violência Doméstica no Ministério Público de Rio das Ostras, Taisi Ostini, a defensora Pública da Comarca de Rio das Ostras, Raquel Lopes, o Delegado da 128ª Delegacia de Polícia, Adriano Leão, a presidente da Diretoria de Mulheres da 52a Subseção da OAB de Rio das Ostras e Ouvidoria da Mulher, Esmeralda Paes Maciel Lima, a conselheira do Conselho dos Direitos das Mulheres (Cedim), Odiceia Carvalho, a secretária de Assistência Social de Casimiro de Abreu, Priscila Bonifácio, a coordenadora da Embratur, Fátima Pacheco, a responsável pela Patrulha Maria da Penha, Tamires Miranda, e a representante da sociedade civil, Cátia  Abreu, além de vereadores do Município, representantes locais de partidos políticos, conselhos municipais, associações de moradores, associações religiosas, entre outras entidades.


* ASCOMTI Rio das Ostras / Fotos: Divulgação.

 
 
 

Comentários


bottom of page