top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Começa em Macaé campanha que incentiva a doação de sangue




A campanha "Junho Vermelho" foi iniciada em Macaé. O objetivo é reforçar a importância da doação regular e ampliar o número de doadores no Município. Nesta segunda-feira (13), a programação começou com ação de conscientização, promoção e incentivo à doação de sangue na sala do Serviço Municipal de Hemoterapia instalada no Shopping Plaza Macaé.



O espaço funciona das 10h às 21h30, até o dia 18 deste mês. Já nesta terça-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, haverá orientação na Praça Veríssimo de Melo e blitz educativa e conscientizadora, das 9h às 16h (uma parceria entre a Secretaria de Saúde, de Alta e Média Complexidade, Mobilidade Urbana e a Guarda Civil Municipal).



Quem passar pela sala no Shopping Plaza Macaé poderá participar de pré-triagem clínica (aferição de pressão arterial, temperatura, altura, peso e taxa de hemoglobina), seguida de encaminhamento e agendamento para doação de sangue na sede do Serviço de Hemoterapia, que funciona na Rua Doutor Bueno, 40, no Centro. A sala conta com a atuação de assistente social, biólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório.



Com um mês repleto de atividades, a proposta do Serviço Municipal de Hemoterapia, da Secretaria de Saúde 3 Da Secretaria Adjunta de Alta e Médica Complexidade, é lembrar que doar sangue salva vidas. De acordo com registros, o setor recebe uma média de 400 doadores ao mês. Neste primeiro quadrimestre de 2022, o número de doações teve um aumento de 15%.



De acordo com o coordenador administrativo, Denio Marinho Pinheiro, e o médico hematologista e coordenador técnico do Hemonúcleo de Macaé, Adelmo Henrique Daumas Gabriel, a campanha Junho Vermelho é uma das mais importantes, pois visa a valorização dos doadores de repetição, que são os que realizam doações contínuas, além de estimular a inclusão de novas pessoas para que se tornem doadoras espontâneas e assíduas ao longo de todo o ano. "Neste período de inverno, as doações tendem a diminuir, por isso campanhas como estas são essenciais", destacam.



Eles lembram que outra data importante é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, em 25 de novembro, quando também são realizadas inúmeras ações. Neste período, no ano passado, foi lançado o agendamento online, para facilitar o acesso ao Serviço Municipal de Hemoterapia, agilizar o atendimento, e esta campanha, em específico, contribuiu para ampliar o número de doações.


“O agendamento o

nline, por meio do site da Prefeitura Municipal de Macaé, é mais uma ferramenta pensada para estimular a participação e a fidelização de doadores, para que busquem o Hemocentro mesmo em períodos fora de campanhas", finaliza Denio Marinho.


O Serviço Municipal de Hemoterapia funciona 24 horas, todos os dias, mas os horários da doação de sangue são de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h30 às 11h. O telefone de contato é 2796-1756.


Requisitos básicos para a doação:


* Ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados e apresentar consentimento formal dos responsáveis

* Apresentar documento original de identificação com foto, emitido por órgão oficial

* Estar em bom estado de saúde

* Pesar mais de 50 quilos

* Estar descansado, com o mínimo de seis horas de sono na noite anterior

* Estar alimentado e bem hidratado

* Evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação

* Os intervalos mínimos entre as doações, para homens, são de 60 dias, com no máximo 4 doações em 12 meses. E de 90 dias para mulheres, com até 3 doações no período de um ano


* Jornalista: Joice Trindade \ Fotos: Rui Porto Filho \ Comunicação Macaé


Divulgação:




Mais Estética Studio


Rua Acapulco 139 terceiro andar . Cavaleiros - Macaé - RJ


Trabalhamos com Estética corporal, facial e embelezamento.


Terapeuta holística;

Drenagem linfática;

Massagem modeladora;

Limpeza de pele;

Extensão de cílios

Hidra glos

Massagem com Pedras quentes

SPA day




3 visualizações0 comentário
bottom of page