top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Combate à Dengue: cronograma traz atuação em diversos bairros


Equipe da Cevas alerta para a importância de todos colaborarem com ações no controle ao mosquito / foto arte: Reprodução internet


A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde de Macaé, segue com as ações de combate ao mosquito, Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya em vários pontos do município. As equipes são divididas por setores e atuam nos bairros.


Na próxima quinta (25) e sexta (26), será realizado mutirão nos bairros Centro e Nova Malvinas, consequentemente. A equipe da Cevas alerta para a importância de todos colaborarem com ações no controle ao mosquito, mesmo na época em que as temperaturas estão mais baixas.


Os agentes de endemias fazem, diariamente, visitas domiciliares, com foco na eliminação dos criadouros e bloqueio de casos suspeitos. Outra medida é o controle químico com aplicação de larvicida em depósitos que não podem ser eliminados, além da pulverização com carro fumacê para eliminação do mosquito na fase adulta.


Essa semana, o fumacê passa pelo bairro Lagomar, entre os dias 22 e 25. O bairro, por ser o maior da cidade, foi dividido em quatro setores. Já no dia 26, o carro fumacê estará no Botafogo. A utilização do Carro Fumacê (UBV) segue critérios técnicos padronizados pelo Ministério da Saúde.


O uso do equipamento é feito em períodos preestabelecidos e respeitando fatores climáticos, pois em condições de chuva ou vento forte não pode passar. É importante salientar que o uso indiscriminado de inseticida pode provocar desequilíbrio ambiental, uma vez que atinge a população de insetos e outros animais em sua totalidade, afetando o ecossistema.


O trabalho de controle de roedores será realizado entre os dias 22 e 26, nos bairros Imbetiba, Parque Aeroporto, Barra de Macaé e Centro.


O contato da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) para denúncias ou solicitações é pelo e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou Disque Dengue 0800 022 646. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


* Texto: Jornalista Genimarta Oliveira / Comunicação Macaé


Divulgação:



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ




Macaé / RJ




11 visualizações0 comentário
bottom of page