top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Centro Oftalmológico de Rio das Ostras completa primeiro ano de funcionamento

Desde a sua inauguração, em 1º de março de 2021, a unidade já realizou 4.845 atendimentos com oftalmologista, 895 atendimentos em especialidades e 777 cirurgias



Uma importante conquista para a população e a Saúde Pública de Rio das Ostras foi a criação do Centro de Oftalmologia Nilton Gonçalves Marins que, no dia 1º de março, completou seu primeiro ano. Desde sua inauguração, em 2021, a unidade já realizou 777 cirurgias de cataratas, 45 de pterígios (conhecido popularmente por “carne nos olhos” ou “carne crescida”) e uma de calázio (lesão inflamatória crônica, granulomatosa).


O Centro realizou 895 atendimentos em especialidades, entre os setores de Glaucoma (285); Retina (381); Córnea (122) e Yag laser (107). Também foram realizados, neste primeiro ano, o tratamento com injeção Intravítrea, no total de 148 aplicações.


Inaugurado em um período de dificuldades na área da Saúde, por conta da pandemia de Covid-19, a unidade instalada na Extensão do Bosque, em anexo ao Centro de Saúde, desde a sua criação atende até 40 pacientes por dia. O seu funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.


A unidade foi estruturada de forma a oferecer um serviço técnico de qualidade e humanizado à população. O Centro inclui atendimentos que não eram realizados na Rede Municipal de Saúde, reduzindo a necessidade de os moradores buscarem serviços na rede conveniada em tratamentos fora do Município.


Para a responsável pelo Centro Municipal de Oftalmologia, Georgia Coelho Nogueira, a inauguração do Centro de Oftalmologia Nilton Gonçalves Marins, há um ano, em meio a pandemia, foi uma grande conquista para os munícipes.


“Com a inauguração do Centro Oftalmológico, nossa população não precisa mais ir para outra cidade receber atendimento, realizamos cerca de 40 atendimentos por dia”, contou.

Georgia, ainda ressaltou que o Município oferece um atendimento especial com o tratamento com Injeção Intravítrea.


“Os pacientes com Edema Macular ou Degeneração Macular relacionada à idade - DMRI recebem o tratamento com a injeção intravítrea, que não é contemplada pelo SUS, mas que o Município disponibiliza. Neste primeiro ano, foram aplicadas 148 injeções. Realizamos, anteriormente, todos os meses, as tomografias em todos os pacientes que irão realizar o tratamento com as injeções”, destacou.



ATENDIMENTOS – Os pacientes são encaminhados ao Centro Oftalmológico por meio da regulação municipal, localizada no Centro de Saúde Rio das Ostras e também pela Unidade de Pronto Atendimento- UPA, no Âncora.

O Centro oferece consultas oftalmológicas, além de tratamentos de retina, córnea, glaucoma, catarata e aplicação de injeção intravítrea. As cirurgias oftalmológicas eletivas são marcadas no Centro de Oftalmologia e são realizadas no Hospital Municipal Naelma Monteiro, e todas as revisões acontecem no Centro de Oftalmologia.

EQUIPAMENTOS – A unidade foi preparada e equipada para a realização de exames de gonioscopia, campo visual, ultrassonografia, mapeamento de Retina, tonometria, retinografia, oct, paquimetria, entre outros. Outro diferencial no atendimento do Centro Oftalmológico é o kit colírio. O Município contempla todos os moradores que irão operar a catarata com o pós-operatório (óculos e colírio pós-cirúrgico).

* ASCOMTI Rio das Ostras



5 visualizações0 comentário
bottom of page