top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

CBV comemora os 20 anos do Centro de Desenvolvimento de Voleibol Saquarema


Radamés Lattari, presidente da CBV, com a placa comemorativa dos 20 anos do CDV (Crédito: Maurício Val/FVImagem/CBV)


São mais de 108 mil m2, quatro quadras indoor, seis de vôlei de praia. 800 m2 de área de academia e fisioterapia, piscina semiolímpica, sauna, restaurante, áreas de lazer. Um lugar que respira voleibol na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O Centro de Desenvolvimento de Voleibol Saquarema, da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), completa 20 anos. Inaugurada em 25 de agosto de 2003, a estrutura mudou a história do vôlei nacional. É referência de centro de treinamento para o esporte brasileiro e viu nascer e crescer gerações de craques. Os resultados vieram em forma de medalhas e troféus. Nas últimas duas décadas, na quadra e na praia, o vôlei brasileiro conquistou 15 medalhas olímpicas, 33 pódios em Campeonatos Mundiais adultos e outros 54 em Mundiais de base.


Nesta terça-feira (8/8), um evento celebrou o 20º aniversário do CT de Saquarema, com a presença do presidente da CBV, Radamés, Lattari; da prefeita de Saquarema, Manoela Peres; de jogadores, técnicos e comissões técnicas das equipes masculina e feminina adulta e de base.


“O Centro de Treinamento do vôlei brasileiro, em Saquarema, é referência no Brasil e no mundo. Foi peça fundamental no desenvolvimento do vôlei nacional e da nossa história de conquistas das últimas duas décadas. Gerações de jogadores surgiram e se desenvolveram com toda infraestrutura de ponta à disposição. É um espaço de treinamento, mas também de evolução, planejamento, conversa, descanso e celebração. Um espaço que permite que os novos talentos convivam e dividam espaço com medalhistas olímpicos e mundiais. Que permite o intercâmbio e o trabalho unificado entre os treinadores das equipes adultas e de base. Um espaço que respira voleibol, em uma cidade que nos recebeu de braços abertos e hoje é a casa do nosso esporte”, diz Radamés Lattari.


“Para a cidade de Saquarema é muito importante esse Centro de Treinamento do voleibol. Movimenta a economia da cidade com a presença das seleções e as competições que são realizadas aqui, como o Vôlei Master. Saquarema também se torna conhecida no Brasil e no mundo por essa conexão com o voleibol. Para as crianças e jovens da cidade, ter esses atletas aqui é uma referência e faz com que eles se apaixonem pelo esporte e tudo de positivo que ele traz”, afirma Manoela Peres, prefeita de Saquarema.


Para comemorar os 20 anos, as salas de estudo, a sala de jogos, a sauna, a lavanderia e as quadras de areia foram modernizadas. Em uma parceria da CBV com a Ortobom, os quartos ganharam novas camas, colchões e travesseiros. Na academia, a novidade são dois novos condicionadores de ar. Nos próximos meses, os ginásios serão revitalizados, assim como os refletores das quadras de areia e indoor.

José Roberto Guimarães, tricampeão olímpico, que completa nesse ano 20 anos como treinador da seleção feminina: “É fundamental termos um lugar para o desenvolvimento do vôlei brasileiro. A construção do CDV foi um marco para o esporte nacional. Gerações do vôlei foram formadas em Saquarema, que serviu de base na preparação para a conquista de medalhas olímpicas e mundiais. Temos uma estrutura completa e conseguimos fazer toda a nossa preparação dentro do CT. Vida longa para o CDV”.


Renan Dal Zotto, técnico da seleção masculina: “Temos muito orgulho do Centro de Treinamento. Ter um espaço como esse facilita bastante. Conseguimos otimizar o tempo, focar somente no voleibol da manhã à noite: nas refeições e na hora do lazer, só se fala de voleibol. Isso cria um foco muito grande. Além disso, há um compartilhamento de informações entre todas as categorias, da base até o adulto, o que é muito importante. Conhecemos boa parte dos locais de treinamento do mundo, e, hoje, o Centro de Treinamento de Saquarema está entre os melhores à disposição das seleções de vôlei”.


Bruninho, capitão da seleção masculina: “A estrada foi longa. Tive a oportunidade de treinar em Saquarema desde 2004. Foram muitos anos vindo para o CDV. Muito do que eu conquistei na minha carreira devo a essa estrutura e as pessoas que trabalham nesse lugar. São muitas pessoas que ajudaram a seleção brasileira. É uma data especial que merece ser muito comemorada. Poucos times do mundo têm a possibilidade de ter um CT como o de Saquarema. É uma felicidade grande ver que essa história deu muito certo. Foram anos de vitórias e momentos que ficaram para sempre na nossa memória”.


Gabi, capitã da seleção feminina: “O CDV impactou muito a minha vida. Cheguei aqui pela primeira vez muito nova, com uns 15 anos, querendo realizar o grande sonho de vestir a camisa da seleção brasileira. Era muito bom poder estar perto de grandes craques da seleção adulta de 2008, que tinha sido campeã olímpica. Essa oportunidade me deu uma certeza ainda maior de que ser uma atleta profissional de vôlei era o que eu queria. Quando você chega no CDV, a entrada é no alto e você consegue ver o complexo inteiro, com toda a sua beleza e grandiosidade. Somos privilegiadas de ter uma estrutura como essa. Já conheci muitos lugares no mundo e o que temos aqui é referência. Quadras, academia, restaurante, estrutura de lazer. É um lugar onde se respira vôlei, onde se tem a dimensão da grandeza que é representar a seleção brasileira. É a nossa segunda casa”.


Mariana Silva, levantadora da seleção feminina sub-17: “Estar aqui é a realização de um sonho. Fico muito grata. Poder viver o voleibol 24 horas por dia, ter uma estrutura enorme e com tudo que a gente precisa é uma motivação a mais para a minha carreira. Além, claro, da oportunidade de conviver com grandes ídolos do esporte”.


Conquistas – Era CDV Jogos Olímpicos – 15 medalhas (6 ouros, 7 pratas e 2 bronzes)

Mundiais de quadra (adulto) - 9 medalhas (2 ouros, 5 pratas e 2 bronzes)

Mundiais de praia (adulto): 24 medalhas (8 ouros, 8 pratas e 8 bronzes)

Mundiais de base (quadra) – 21 medalhas (10 ouros, 5 pratas e 6 bronzes)

Mundiais de praia (base) – 33 medalhas (19 de ouro, oito de prata e seis de bronze)


O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro



Divulgação:



Endereço: R. do Sacramento, 207 - Imbetiba, Macaé - RJ



Um lindo presente para o Dias dos Pais

Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ





4 visualizações0 comentário
bottom of page