top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Carnaval numa boa: 10 dicas para proteger seu celular e cair na folia

Para curtir o feriadão com mais tranquilidade, confira dicas para redobrar os cuidados com o seu aparelho celular nos blocos de rua


Foto: Reprodução internet


Um dos feriados mais aguardados do ano chegou! Após um ano de programações mais tímidas (em função do início da flexibilização da pandemia de Covid-19), este ano, a festa promete animar os foliões nos milhares de blocos de rua pelo país!


Mas para curtir a folia com segurança e tranquilidade é importante tomar alguns cuidados, principalmente com o seu aparelho celular. Nessa época do ano, há um aumento considerável de roubos e furtos de celulares nos blocos e festas.


Em 2020 (último Carnaval de rua oficial), os roubos e furtos de celulares foram os crimes mais cometidos durante o feriado em São Paulo, segundo a Polícia Militar (PM). Segundo a corporação, os casos de celulares levados pelos criminosos representaram cerca de 60% de todas as ocorrências registradas nos oito dias de folia na capital (números absolutos não foram divulgados).


Então já sabe: vai cair na folia? Confira algumas dicas superimportantes para você aproveitar sem passar perrengue.


1. Proteja o seu aparelho


Não saia de casa sem antes ativar a senha de bloqueio do celular. Sejam as combinações numéricas, autenticação biométrica ou facial, o importante é adicionar essa primeira camada de proteção logo na entrada. Essa etapa é fundamental para manter seus dados e informações longe de acessos indevidos.


Uma segunda dica é diminuir o tempo do bloqueio automático do celular. Configure o aparelho para que a tela fique o menor tempo possível desbloqueada se você não estiver mexendo.


2. Anote o IMEI do aparelho


Essa dica sempre aparece por aqui, mas é de suma importância que você anote o IMEI do aparelho em um local seguro. Com o código em mãos você pode solicitar o bloqueio do celular na operadora e fazer o boletim de ocorrência caso tenha o seu celular furtado. Veja como encontrar o código IMEI do seu aparelho e confira mais algumas dicas de segurança.


3. Faça o backup de dados e fotos


A ferramenta de geolocalização é muito útil em caso de roubo e furto. Isso porque você pode localizar o aparelho em tempo real e bloqueá-lo mais facilmente usando serviços como o Buscar Iphone e Encontre meu Dispositivo.


Compartilhar a localização com os amigos em tempo real também é uma forma de se proteger e caso você se perca do grupo, fica mais fácil encontrá-lo depois.


5. Cuidado ao usar o celular no meio do bloco


Evite ficar pegando o celular no meio da multidão. O empurra-empurra é o lugar favorito para os ladrões agirem. Sempre que precisar usar o celular, procure um lugar seguro para ir como um restaurante, farmácia ou um posto policial, por exemplo. Fique ligado e não dê bobeira.


6. Não ande com o celular no bolso de trás da roupa


Nada de ficar andando por aí com o celular no bolso de trás da roupa, hein? Não facilite! O ideal é optar por pochetes ou doleiras para acomodar todos os seus pertences de forma que eles fiquem próximos a você o tempo todo.


7. Desabilite o pagamento por aproximação


Sabemos o quanto o método é prático, mas fique atento, durante a folia o melhor a se fazer é limitar o valor para pagamento por aproximação ou desabilitar a função para evitar possíveis prejuízos.


8. Selfie com segurança


É super legal aproveitar o momento de alegria para registrar em fotos e vídeos com os amigos. Mas procure evitar fazer selfies no meio da multidão. Procure um local mais seguro para fazer os cliques.


9. Cuidado com quedas e líquidos


Outros dois vilões da segurança do seu aparelho são as quedas e os líquidos. Para evitar que o celular caia no chão e quebre, use capinhas antichoque e películas com proteção para tela. Alguns acessórios como aqueles suportes para a mão ou pulso são ótimos para evitar que o celular escorregue.


Apesar de alguns aparelhos serem mais resistentes à água, o contato do aparelho com bebidas alcóolicas, por exemplo, pode prejudicar os componentes internos do equipamento. Mas caso caia algum líquido, desligue o aparelho e leve-o até uma assistência técnica.


10. Xii, perdi meu celular, e agora?


Mesmo tomando todos os cuidados, ainda há riscos de ter o celular roubado ou furtado nos blocos. Se o pior acontecer, respire fundo e confira aqui como agir nesses casos.


Curtiu as dicas? Já compartilha com os amigos que vão cair na folia nesse feriadão de Carnaval. :)



Divulgação:



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé - RJ





14 visualizações0 comentário
bottom of page