top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

CAp e FeMASS recebem lousas digitais interativas nas salas de aula

Computador inteligente tem dimensões de um grande quadro e conta com uma série de recursos


Agora o Bloco A da Cidade Universitária tem 18 lousas digitais que foram instaladas esta semana para atender aos alunos do Colégio de Aplicação (CAp) e da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). São 17 equipamentos em salas de aula e um no Auditório Cláudio Ulpiano, número que vai aumentar em janeiro de 2024, quando todas as salas do prédio terão esse recurso para auxiliar alunos e professores no processo de aprendizado.



"O nosso objetivo é dar cada vez mais ferramentas para auxiliar no processo do ensino, tanto para os professores quanto para os alunos. A lousa digital é um instrumento tecnológico muito importante, que possibilita um ensino mais dinâmico e inúmeras possibilidades para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, aumentando o processo criativo e potencializando o aprendizado", destacou Leandra Lopes, Secretária de Educação.



Além das lousas, serão instalados também aparelhos de ar condicionado em todas as salas para dar mais conforto aos alunos e professores das instituições que utilizam o bloco, que também contempla estudantes do Cederj que estudam de forma semipresencial.


O QUE É A LOUSA DIGITAL?



É uma espécie de computador inteligente, com dimensões de um grande quadro. É sensível ao toque (touch screen) e tem uma série de recursos que podem ser utilizados para ajudar no aprendizado, como apresentações, vídeos do YouTube, reunião online, áudio para utilizar músicas e sons, PowerPoint, ferramenta para desenhar na tela entre outras diversas possibilidades.


O professor pode preparar a aula e complementar com links de sites e, durante a apresentação, entrar em algum site para exemplificar o que deseja passar. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual ou por meio de uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as formas.


* Texto: Jornalista Renatta Viana / Fotos: Divulgação / Comunicação Macaé


Divulgação:




Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


3 visualizações0 comentário
bottom of page