top of page

BRK realiza palestra sobre “Tecnologias a serviço do saneamento” na 3ª Semana Acadêmica do Instituto Politécnico, em Macaé-RJ

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 21 de ago.
  • 3 min de leitura

Durante evento voltado aos estudantes de Engenharia da UFRJ, concessionária destacou como tecnologias de ponta são utilizadas para avançar com a rede de esgotamento sanitário no município e transformar a qualidade de vida dos macaenses


ree

BRK realiza palestra sobre Tecnologias a serviço do saneamento na 3ª Semana Acadêmica do Instituto Politécnico, em Macaé-RJ / Foto:Divulgação.


Por diversas vezes pode parecer simples executar uma obra de implantação de sistema de esgotamento sanitário, que conta com redes exclusivas para coleta de esgoto, estações elevatórias, estações de tratamento. Mas em Macaé-RJ, devido à rica diversidade ambiental e suas características topográficas, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário no município, costuma enfrentar diversos desafios, como: lençol freático alto, regiões com característica de ser abaixo do nível do mar, solo arenoso e terrenos rochosos. Para vencer obstáculos como esses, a empresa utiliza tecnologias de ponta, garantindo melhor desempenho operacional, mais eficiência, segurança e agilidade durante as obras.


Devido ao diferencial do trabalho, a BRK foi convidada para participar da 3ª Semana Acadêmica do Instituto Politécnico, com a palestra: “Inovação que Transforma: Tecnologias a Serviço do Saneamento”, ministrada pelo coordenador de Engenharia da BRK Macaé, Jaime Dias. O evento é voltado para estudantes de Engenharia da UFRJ Macaé, alunos da educação básica e empresas da região, promovendo a troca de experiências entre os participantes. Além das palestras, o evento, que acontece até esta quinta-feira (21), também oportuniza visitas técnicas, minicursos e mesas redondas.


- Apesar de ser essencial para o desenvolvimento dos municípios e gerar muitas oportunidades de emprego, o saneamento ainda não é um setor tão ambicionado por quem vai ingressar no mercado de trabalho. Então poder ministrar essa palestra é uma excelente chance de compartilhar com os estudantes as oportunidades e desafios da área – pontua Jaime Dias.


O case apresentado durante a palestra foi a implantação de rede de esgoto no bairro Imbetiba. Ao longo da obra, foi necessária a utilização de tecnologias de ponta para perfuração de rochas, como o Pyroblast, um dispositivo com capsulas cilíndricas preenchidas com uma composição química pirotécnica (similar ao que é utilizado em fogos de artifícios), sendo deflagrada por uma chama gerada por acendedor elétrico. O recurso gera explosões controladas, evitando impactos nas vias e nos imóveis ao redor, diferente dos explosivos convencionais, utilizados em exploração de minérios.


Outro desafio encontrado na localidade foi o intenso lençol freático, que deixa o solo com grandes níveis de água, impossibilitando os trabalhos. Para isso, a BRK utilizou a Silica Gel, uma substância dessecante usada para controle de umidade, que age de forma instantânea, fazendo com que a água presente no solo se transforme em uma espécie de gelatina, possibilitando o avanço das escavações. Após a conclusão, a substância se dissolve e não causa contaminações no solo.


- Macaé reúne todas as condições adversas que uma obra de grande porte pode conter, e em específico, os profissionais de Engenharia podem encontrar, para implantação de rede de esgoto ou em obras que utilizem escavação, pelas dificuldades proporcionadas pelo solo, que em muitos locais da cidade é arenoso, argiloso, rochoso ou ainda, possui um lençol freático muito alto, sendo de grande aprendizado para quem deseja se desenvolver profissionalmente – conclui Jaime.


ree

Durante evento voltado aos estudantes de Engenharia da UFRJ, concessionária destacou como tecnologias de ponta são utilizadas no sistema de esgoto / Foto: Divulgação


* Texto: Jornalista Janaina Garcia / Comunicação e Sustentabilidade / BRK Macaé.

 
 
 

Comentários


bottom of page