top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

BRK participa de Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental

Evento promovido pela Estácio em Macaé-RJ debate a “Alimentação que transforma”, tema que possui relação direta com o bom funcionamento da coleta e tratamento de esgoto



A universidade Estácio realizou a Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social em Macaé-RJ para debater sobre “Alimentação que transforma”. Em sua 11ª edição, o evento gratuito busca engajar alunos e a comunidade em prol de ações ambientais e socioeconômicas sustentáveis. E por ser um tema diretamente relacionado à questão do saneamento, em especial à coleta e tratamento de esgoto, a BRK foi uma das convidadas a participar do ciclo de palestras que fazem parte da programação.


Além de abordar os aspectos técnicos e operacionais que indicam a importância do sistema de esgotamento sanitário da cidade, a palestra realizada pela concessionária apontou que uma gestão correta de resíduos pode contribuir muito na manutenção da estrutura de coleta e tratamento. Isso inclui o reaproveitamento de alimentos e de outros materiais, como o óleo de cozinha, por exemplo:


Mesmo com uma média de 22 km de redes exclusivas de esgoto sendo limpas por mês em ações de manutenção preventiva realizadas pela BRK em Macaé, de acordo com dados do primeiro semestre de 2023, a ideia com a apresentação foi reforçar a importância, em especial, da coleta e tratamento de esgoto no ciclo do saneamento. Isso porque a informação é uma das formas mais eficientes para a conscientização, já que, em nosso cotidiano, muitos resíduos prejudicam o processo se descartados incorretamente, quando poderiam ser reaproveitados.



- Todos temos um papel a desempenhar para que o ciclo do saneamento funcione plenamente, incluindo a coleta e o tratamento de esgoto. E com o reaproveitamento, em especial dos alimentos, contribuímos ainda mais com o meio ambiente. Debater essas ideias para repensarmos nosso comportamento é sempre muito importante – explica o gerente Operacional e palestrante, Renato Miranda.


Descarte correto de resíduos

Os prejuízos do descarte incorreto de resíduos podem, inclusive, impactar diretamente os imóveis, já que, ao jogar materiais em pias, privadas e ralos, podem acontecer entupimentos na tubulação e, consequentemente, vazamentos em via pública ou retorno do esgoto para dentro das casas. E para auxiliar quem quer saber mais sobre como a mudança de atitude faz toda diferença para evitar esses problemas e contribuir no ciclo do saneamento, a BRK disponibiliza o BRK Explica, no site brkambiental.com.br/macae.


* Texto: Jornalista Carlos Vinícius Fernandes / Comunicação / BRK Macaé e Rio das Ostras


Divulgação:





Macaé / RJ



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ




4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page