top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Brasil soma lições e vê evolução em busca da vaga nas finais da Liga

Depois de três vitórias e uma derrota em Brasília, equipe vai se preparar para última etapa da fase de classificação, na Bulgária. Equipe não terá mais Diana, que passará por cirurgia

Em quatro jogos, três vitórias e uma derrota. Uma queda sofrida, é verdade. A seleção brasileira, porém, deixa Brasília com alguns aprendizados na bagagem. Após a vitória contra a Sérvia, em um processo de renovação, o técnico José Roberto Guimarães ressalta a importância das partidas contra rivais duros. É a forma de evoluir em meio a uma rotina cansativa de viagens e treinos.


Com três vitórias e uma derrota em Brasília, a equipe segue firme na briga pela classificação à fase final da competição. No total, são seis triunfos e duas derrotas até aqui. Na próxima semana, a seleção treina em Barueri, antes de embarcar para a Bulgária na última etapa da classificação. Em Sofia, o Brasil vai encarar China, Coreia do Sul, Bulgária e Tailândia, entre os dias 29 de junho e 3 de julho.

Brasil festeja ponto em Brasília — Foto: André Coelho/FIVB

- Para gente, era uma semana muito complicada. Pegar a Turquia, que vem embalada, tinha feito uma boa primeira etapa. Jogadoras que conhecem muito a Gabi, por exemplo. Perder o primeiro set, depois vencer como foi, com o banco ajudando. Depois, Holanda, um jogo mais tranquilo. A derrota para a Itália foi uma informação muito importante para gente. Era praticamente o mesmo time que jogou a final (do Grand Prix) em 2017 contra a gente. Foi bom para nosso aprendizado. Sair de uma derrota e virar a página, esquecer aquele placar. Tivemos uma energia boa, informações do que a gente tinha que fazer – disse o técnico.


As duas derrotas na Liga até aqui, porém, não saem da cabeça do técnico. Zé Roberto diz que o time vai voltar a estudar Estados Unidos e Itália, já prevendo um possível novo encontro mais à frente, seja na Liga ou no Mundial.


- Depois da derrota de ontem, a retomada em menos de 12 horas foi muito importante. Você sai de uma derrota e já tem um jogo importante logo no dia seguinte, de manhã. E isso tem de se relevar. Mas, agora, as duas escolas que a gente perdeu, Estados Unidos e Itália, precisamos ver o que estão fazendo e conseguindo. Conseguiram nos surpreender, principalmente no saque. Precisamos treinar para ter mais leitura para quando nos encontrarmos novamente termos um resultado melhor.


Zé Roberto orienta time na partida contra a Sérvia — Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Uma ausência é certa na sequência da Liga. Diana, um dos destaques do time, vai ficar afastada pelos próximos dois meses. Ela fará uma cirurgia na mandíbula, que exige um tempo de recuperação maior. Ainda que a etapa de Brasília se apresentasse como a mais complicada, Zé espera novos jogos difíceis na Bulgária.


- Vai ser difícil. A China vai ser complicada. Viajamos no sábado, chegamos no domingo e jogamos na terça. Com um fuso de seis horas. Depois, Coreia, que não tem tido grande performances, mas sempre é perigosa. Sempre tivemos dificuldades. Bulgária, em casa, com alguns bons resultados. E, para fechar, a Tailândia, que tem sido a grande sensação do campeonato. Tem complicado a vida de todo mundo. Vamos brigar pela classificação, ainda não estamos dentro. E todo jogo é importante. Temos de manter essa pegada.


Seleção comemora em Brasília — Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Capitã da seleção pela primeira vez, Gabi concorda. A ponteira diz ainda buscar sua melhor forma dentro do time. No entanto, festeja a evolução do grupo.


- Eu vejo muitas coisas positivas. Claro, contra a Itália, tivemos uma queda. Mas a gente consegue perceber muitas coisas positivas e evolução. Principalmente no nosso ritmo de jogo. A gente já não deixa algumas bolas bobas caírem, crescemos cada vez mais. Fico feliz de ver o grupo crescer. Individualmente, sei que posso crescer, principalmente no ataque, na conexão com a Macris. Dar mais opções e errar menos. A gente sabe que, individualmente, todo mundo ainda pode crescer. Mas, coletivamente, vejo uma evolução muito grande.

* https://ge.globo.com/volei/


Divulgação:



5 visualizações0 comentário
bottom of page