top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Brasil encara Itália em novo duelo entre "fenômenos" Gabi e Egonu

Apontadas como melhores jogadoras da mundo e futuras companheiras de clube, brasileira e italiana são as estrelas do confronto entre as seleções neste sábado, em Brasília, pela Liga


Sob os holofotes, a dúvida. Em meio a tantos embates em quadra, Gabi e Paola Egonu passaram a disputar, também, o posto de melhor jogadora do mundo. Sob os olhares dos fãs e da crítica, são características diferentes, é verdade. Mas, neste sábado, ponteira e oposta escrevem um novo capítulo na história de confrontos entre duas das maiores estrelas da atualidade. Às 15h, serão as armas de Brasil e Itália na quadra do ginásio Nilson Nelson, pela Liga das Nações. O sportv2 transmite ao vivo, e o ge acompanha tudo em tempo real.


A temporada foi marcada por embates. Gabi, no fim, levou a melhor. Grande nome do Vakifbank, a brasileira foi eleita a MVP da Champions League, no mês passado. Foi campeã sobre o Conegliano, da Itália, justamente o time de Egonu. Agora, porém, o duelo das duas ficará restrito às seleções. Nesta sexta-feira, a italiana foi oficializada como nova jogadora do time turco. As duas, a partir do próximo ano, jogarão lado a lado.


Gabi ataca durante treino da seleção — Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Neste sábado, porém, a história é diferente. Gabi e Egonu vão entrar em quadra em busca de um passo a mais rumo à fase final da Liga das Nações. O Brasil soma cinco vitórias e apenas uma derrota na competição, em quarto lugar. Itália tem o mesmo histórico, mas leva a pior na pontuação. Por conta da vitória apertada contra a República Dominicana na quinta-feira, soma um ponto a menos na tabela: 15 a 14. Por isso, aparece em sexto lugar na tabela, atrás, ainda, da Sérvia.


Gabi não tem dúvida: Egonu é a melhor do mundo. Assim como em outros momentos, a ponteira do Brasil aponta a oposta italiana como a grande jogadora da atualidade. E, por isso, vai exigir ainda mais atenção do time brasileiro em quadra.


Paola Egonu Tóquio 2020 Itália Vôlei — Foto: Toru Hanai/Getty Images

- Vai ser um dos jogos mais difíceis da etapa. Na minha opinião, vamos enfrentar a melhor do mundo atualmente. É realmente muito difícil de parar. Sabemos que vamos ter de ter uma atenção muito grande e conseguir montar um sistema defensivo para parar ou controlar um pouco.


A reportagem do ge até tentou falar com Egonu sobre o duelo com Gabi. Mas, após a vitória sobre as dominicanas, a italiana preferiu não falar com a imprensa. Queria descansar. Deu certo: na sexta, liderou a Itália ao triunfo contra a Alemanha, com 22 pontos. Números que justificam a preocupação do técnico José Roberto Guimarães.


- Egonu tem a responsabilidade de virar as bolas, principalmente nos momentos decisivos. É uma das melhores atacantes do mundo, juntamente com a Boskovic. É difícil de marcar, ela pega muito alto, ataca de todas as posições da quadra. Ataca onde ela quer. Saca a 110km/h. É uma jogadora muito difícil de marcar e que exige muita atenção.


O cuidado é mais do que justificável. Mas, durante a semana, houve quem apostasse suas fichas em Gabi. Técnico de Gabi no Vakifbank nas últimas temporadas, Giovanni Guidetti, que também comanda a seleção turca, certamente vibrou diante do acerto com Egonu. Mas, na hora de apontar a melhor do mundo, não teve dúvidas. Em vídeo divulgado pelo perfil “Melhor do Vôlei”, ao ser questionado por torcedoras, deu seu voto: Gabi.


* https://ge.globo.com/volei/Por João Gabriel Rodrigues — Brasília


2 visualizações0 comentário
bottom of page