top of page

Bairro Harmonia realiza ação inclusiva e coletiva de arte para celebrar o Dia das Crianças

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 13 de out.
  • 2 min de leitura
ree

Dia das Crianças _ Bairro Harmonia / Foto: Divulgação.


A primeira comemoração do Dia das Crianças da Associação do Bairro Harmonia (ABCH) foi uma experiência de celebração da infância, por meio da arte, inclusão e pertencimento. A ação aconteceu no Shopping Plaza Rio das Ostras, e reuniu crianças com e sem deficiência física ou intelectual. As crianças futuras moradoras e familiares dos colaboradores do Bairro Harmonia celebraram a data ao lado das crianças assistidas pela APAE e pelo grupo TEAacolher (que apoia pais e crianças com Transtorno do Espectro Autista). Os convidados participaram de uma grande atividade de pintura, reforçando o sentimento de comunidade e harmonia que dá nome ao bairro. As crianças expressaram, por meio das cores e da criatividade, “O que é viver a infância com harmonia?”. Com a proposta de criar uma vivência sensorial e acessível, elas pintaram telas com pincéis e paletas. Recreadores e voluntários apoiaram a ação.


Todas as artes ficarão em exposição durante o mês de outubro na Galeria Plaza Kids no Shopping Plaza Rio das Ostras. As telas serão acompanhadas de um painel explicativo e de um QR code que direcionará para o vídeo da ação publicado no Instagram do Bairro Harmonia. Ao fim da exposição, os quadros — símbolos dessa celebração da infância em todas as suas formas — serão disponibilizados para as famílias.


 O evento foi recebido com muita alegria pelas crianças e responsáveis pelas associações. Para Débora Fontes, do TEAacolher, participar da ação do Dia das Crianças representou um gesto concreto de visibilidade e aceitação: “Acreditamos que iniciativas como essa são fundamentais para promover pertencimento e inclusão real, permitindo que nossas crianças vivenciem momentos de alegria e reconhecimento”, destacou.


A APAE de Casimiro de Abreu presta atendimento para 187 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, com uma abordagem terapêutica, pedagógica e assistencial. Oferece atendimento com equipe multidisciplinar — fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, profissionais de psicomotricidade, equoterapia e assistência social — além de oficinas de


 música, arte, informática e educação física. O trabalho inclui ainda alimentação completa, transporte e apoio psicológico às famílias por meio do GAF (Grupo de Apoio às Famílias).


O grupo TEAacolher é formado por cerca de 340 famílias com o propósito de fortalecer a inclusão e criar uma rede de acolhimento para mães e pais de crianças com autismo. As administradoras do grupo atuam de forma voluntária, promovendo apoio mútuo e trocas de experiências que ajudam famílias a encontrar caminhos diante dos desafios diários. 


ree

Quadros das crianças _ com Carol Sinac, porta-voz do BH, e Rafaela Dutra, Marketing BH

Foto: Divulgação


Os quadros e toda a ação deste dia (sexta-feira, 10/10) também estão disponíveis para visualização pelo link:


* Claudia Alcantara - Arteiras.



 
 
 

Comentários


bottom of page