top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Ações marcam o mês de Combate à LGBTfobia


Jornadas formativas buscam capacitar profissionais que atuam no atendimento ao público


O mês de maio segue com a programação em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado nesta quarta-feira, 17 de maio. O objetivo é promover e sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater o preconceito e a violência à população LGBTI. As atividades são organizadas pela Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade de Macaé.



O dia 17 de maio foi declarado Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, um dos marcos mundiais mais importantes para a comunidade LGBTI. Para destacar o tema, nesta quarta-feira haverá apresentação do trabalho realizado pela Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero na Câmara Municipal de Macaé, às 10h.



Já na segunda-feira (15), foi realizada a primeira Jornada Formativa de 2023 junto aos servidores da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Igualdade Racial. A previsão é que ainda neste semestre a Jornada seja realizada na Secretaria de Ordem Pública, e em mais alguns equipamentos da saúde.


De acordo com a coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero, Tayse Marinho, a intenção é que este projeto qualifique e informe os profissionais e servidores de diversos setores da Prefeitura de Macaé, nas temáticas da diversidade sexual e de gênero, no enfrentamento da LGBTfobia e da promoção dos direitos humanos e da cidadania da população LGBTI+.


"Acredito que, através da disseminação de informações sobre os direitos, garantias e respeito às especificidades da população LGBTI+, promoveremos uma qualificação na gestão e no atendimento a esta população, combatendo, assim, a discriminação, a violência e a violação de direitos”, afirmou Tayse.


Na “Igualdade Racial”, Tayse pontuou temas relevantes como o perfil da população LGBTI, questões de atendimento à saúde e questões específicas. Satisfeita, a Secretária da Igualdade Racial, Zoraia Braz, lembrou que dos 92 municípios do Estado do Rio, Macaé é o único que possui esta secretaria. “O foco é a diversidade, e a Jornada Formativa contribui positivamente para que nossos servidores tenham mais esclarecimentos e tirem dúvidas sobre o tema LGBTI+. Para o atendimento ao público, saber mais sobre as especificidades deste segmento é muito importante”, comentou.


Tayse também cita que o projeto Jornada Formativa busca ampliar a reflexão sobre a humanização da recepção e atendimento dos usuários dos serviços nos equipamentos, com especial atenção para a população de mulheres transexuais, travestis e homens trans. “Podemos lembrar que a Jornada já capacitou cerca de 300 servidores da Secretaria de Saúde, além de Desenvolvimento Social. Os profissionais do Centro de Especialidades Dona Alba foram os primeiros a participar. A meta é capacitar todos os profissionais de atendimento e ponta até o final de 2024”, ressalta.


Em Macaé, a data foi municipalizada em 2021, através da Lei 4.759. A Coordenadoria Geral de Políticas de Acesso e Gênero funciona na Avenida Lacerda Agostinho, 477, no bairro Virgem Santa. Os telefones de contato são (22) 2759 1253 / (22) 981363661 ou pelo e-mail:



* Jornalista: Joice Trindade / Fotos- Bruno Campos / Comunicação Macaé


Divulgação:



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ








5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page