top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Ações marcam Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme


As atividades irão acontecer do dia 14 a 22 deste mês \ foo arte: Reprodução internet


Para lembrar o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme (19), a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa de Anemia Falciforme, vinculado à Gerência de Vigilância em Saúde, realizará uma série de ações para chamar a atenção da população a respeito de uma das doenças genéticas mais comuns no Brasil.

No dia 14, na praça Veríssimo de Melo, a partir das 9h, haverá uma ação de conscientização distribuindo panfletos informativos e alertando a população sobre a doença, além de captação de doadores de sangue para o Serviço Municipal de Hemoterapia. Já no dia 15, na Casa da Criança, de 14h às 16h, nutricionistas da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) irão promover uma roda de conversa para portadores da Doença Falciforme.

Dentro desta proposta, será promovida nos dias 21 e 22, no Paço Municipal, de 9h às 12h, capacitação dos profissionais da rede municipal de saúde sobre a Doença Falciforme.

O Programa de Doenças Falcêmicas de Macaé funciona na Rua Dr. Télio Barreto, 916, na Casa da Criança e do Adolescente. Conta com uma equipe composta por pediatra, enfermeira, nutricionista e psicóloga. Os pacientes ainda recebem atendimento com os especialistas da casa como nefrologista, cardiologista, neurologista e pneumologista.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença falciforme é uma das principais doenças genéticas do mundo. Sua principal característica é a alteração do glóbulo vermelho do sangue (hemácias). Essas células alteradas tomam a forma de foice e não circulam facilmente pelos vasos sanguíneos. Esse bloqueio na circulação impede a chegada do oxigênio aos tecidos, o que desencadeia uma série de sintomas.

Os principais sintomas são: anemia crônica; dores nas articulações; dores abdominais; infecções; infartos pulmonares; retardo do crescimento e maturidade sexual; AVC e comprometimento da função de órgãos, sistemas ou aparelhos. O teste do pezinho, disponível no SUS, é fundamental para o diagnóstico precoce.


* Jornalista: Genimarta Oliveira \ Comunicação Macaé


Divulgação:



Mais Estética Studio


Rua Acapulco 139 terceiro andar . Cavaleiros - Macaé - RJ


Trabalhamos com Estética corporal, facial e embelezamento.


Terapeuta holística;

Drenagem linfática;

Massagem modeladora;

Limpeza de pele;

Extensão de cílios

Hidra glos

Massagem com Pedras quentes

SPA day



🟠HOJE NA SEMANA DOS NAMORADOS NO TARTARUGA’S

🎸Música::

➡️Willer Bechara, cantando MPB, Pop, Samba, Forro a partir de 19:30 h

➡️Sorteio as 22:00 h:

😍4º Toalha Tartaruga's

🤩3º Suporte térmico garrafa de 600 ml

😀2º Uma caixa de bombom Garoto

🥳1º Chopp de Vinho branco Stempel 600 ml

✅Promoção do dia:

➡️Frango a passarinho por apenas R$ 28,00

https://www.instagram.com/p/CeotvXduJYF/?igshid=MDJmNzVkMjY=

7 visualizações0 comentário
bottom of page