top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Atletas alunos do Ciep Maringá em Macaé participam de seletiva dos Jogos Escolares Mundiais



Quatro alunos da equipe de Atletismo Macaé, do Ciep Municipal Maringá, estão de malas prontas para a seletiva nacional dos Jogos Escolares Mundiais – Gymnasiade 2022, que vai acontecer na próxima semana, entre os dias 7 e 10 de março, em Aracaju (SE). Apontados como promessas da competição, representantes do município são: Ryan Gonçalves Gomes, Davi Monteiro Campos, Samara Correa Barcelos e Nykolli Alves da Silva Correa.


O quarteto foi classificado para a seletiva em função dos resultados obtidos nos Jogos Estudantis do Rio em 2021. A programação esportiva é considerada um dos maiores eventos desse tipo do Brasil. Os Jogos Escolares Mundiais–Gymnasiade são a maior competição estudantil do mundo, com organização da Federação Internacional do Desporto Escolar.


Vale lembrar que, em 2021, devido à pandemia do Covid-19, a edição que aconteceria na China foi cancelada e, neste ano de 2022, atletas-alunos entre 13 e 17 anos de idade, representantes de diversos países, vão participar da programação, que será realizada na Normandia, França, no mês de maio. A Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) pretende levar uma delegação representativa do Brasil e manter o país no Top 5 do desporto estudantil mundial.


A Gymnasíade, como é conhecida, é um evento que ocorre de dois em dois anos e reúne mais de 100 países em cada edição. O Brasil, uma potência esportiva escolar mundial, é único país do mundo a ficar entre os três primeiros colocados nas últimas edições, que foram realizadas em Brasília-DF (2013), Turquia (2016) e Marrocos (2018).

O acompanhamento e treinos da equipe são ministrados pelos professores do projeto, Hiller Franco, Leonardo dos Santos Areas e pelo ex-atleta e estagiário Guilherme dos Santos de Souza Oliveira. Todo trabalho segue os protocolos sanitários.


A rede municipal conta com competidores apontados como favoritos. Além do estímulo à prática de esportes, o professor Hiller Franco destaca que é a primeira vez que os alunos participam desta seletiva classificatória para etapa internacional. "Temos muitas expectativas, apesar dos desafios. Este é um evento esportivo muito importante. Nossos atletas também treinaram no período de férias. O tempo foi curto. Mas, o fato de já estarem nesta programação é uma conquista e tanto, pois significa que contamos com os melhores atletas de todo país. E se conquistarmos pontuação para irmos para Europa, será maravilhoso", ressalta.

O projeto de Atletismo é uma parceria entre o Ciep Maringá, Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes e com apoio da Secretaria de Esporte e Associação Esportiva Cidadania e Dignidade (AECD).

* Comunicação Macaé \ Fotos: Assessoria Esporte.


Patrocinado:






28 visualizações0 comentário
bottom of page