top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Atendimento Psicossocial Infantojuvenil recebe em nova sede

A unidade assiste 450 pacientes com equipe multidisciplinar / Foto: Rui Porto Filho


A nova sede do Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), na Rua da Igualdade, 71 (atrás da Prefeitura), oferece mais acessibilidade e oficinas a crianças e adolescentes com transtorno mental grave e persistente. A cerimônia de inauguração será nesta quinta-feira (7), às 10h. A equipe multidisciplinar da unidade assiste 450 pacientes de acordo com cada Projeto Terapêutico Singulado (PTS), ou seja, caso a caso.


O atendimento é oferecido a pacientes na faixa etária de 2 a 17 anos, 11 meses e 29 dias. Os maiores de 18 anos, caso não tenham recebido alta, são encaminhados a outras unidades municipais de assistência psicossocial, como o Caps e o CapsAD (dependência química). A entrada no Capsi é dada tanto por demanda espontânea, quando o serviço é procurado voluntariamente; quanto por demanda referenciada, por encaminhamento do Judiciário, ou de outras instituições ou unidades.


A gerente de Saúde Mental, Lorrane Moreira, ressalta que na nova sede foi possível criar novos espaços de convivência e ampliar os tipos de atividades e oficinas ofertadas. "O espaço é mais amplo e oferece mais acessibilidade. Muitas crianças assistidas na unidade são autistas e o local fica mais próximo ao ponto de ônibus".


Na unidade são assistidas crianças e adolescentes também esquizofrênicos; que tentaram suicídio, usuários de substâncias, álcool ou drogas; em situação de conflito com a lei, em situação de violência, com depressão, entre outros casos.  


A equipe conta com psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta e técnico de enfermagem. O acompanhamento é feito de acordo com o PTS do paciente, podendo ser diário, semanal ou quinzenal. Em casos graves de depressão, o atendimento pode ser realizado por meio de visita domiciliar.


O Capsi funciona das 8h às 17h. Os contatos com a unidade são o telefone (22) 2796-1352 ou o e-mail capsimacae@yahoo.com.br.


Os endereços dos demais serviços referenciados de atenção psicossocial do município são:


Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas - Capsad Porto

Endereço: Avenida Agenor Caldas, 261

Telefone: 2796-1295

Horário de atendimento: das 8h às 19h


Centro de Atendimento Psicossocial - Caps Betinho

Endereço: Rua Compositor Benedito Lacerda, 212

Telefone: (22) 2796-1374

Horário de atendimento: das 7h às 18h (segunda, quarta, quinta e sexta-feira) e das 7h às 21h (terça-feira)


* Texto: Jornalista Andréa Lisboa / Comunicação Macaé


Divulgação:


Macaé / RJ




12 visualizações0 comentário
bottom of page