top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Análise: falta de reação do Flamengo preocupa, mas resultado na Recopa é reversível

Após primeiro tempo equilibrado, equipe comete erros e sofre derrota justa para o Del Valle


A volta do quarteto ofensivo em novo formato fez o Flamengo flertar com uma atuação segura no Equador, mas as falhas defensivas recorrentes e a falta de reação marcaram a derrota justa para o Independiente del Valle, por 1 a 0, na última terça-feira, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana.


O placar magro deixa a disputa aberta para a próxima terça, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. O Fla está vivo porque tem mais talento em comparação com o adversário e espera casa cheia na volta do duelo. O resultado é reversível, mas depende de mudanças que não são só táticas.


Volta do losango


Na altitude de Quito, o técnico Vítor Pereira voltou a escalar Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol e Pedro juntos, mas em novo formato. Viu-se em campo em muitos momentos a volta do losango no meio de campo, com o camisa 7 mais recuado. A mudança fez o time jogar mais próximo, mas não resolveu os buracos na defesa.


No primeiro tempo, o Flamengo deu a bola para o Del Valle, mas conseguiu proteger a área. O time adversário rondava, mas não conseguia condições boas para finalizar. Tanto que Santos fez apenas uma defesa, em chute fraco. Só que as brechas já apareciam, até mesmo em saídas de bola erradas que foram recorrentes.


Ayrton Lucas, Erick Pulgar e David Luiz em campo — Foto: Franklin Jacome/Getty Images

Mesmo assim, o Fla saiu do primeiro tempo merecedor de uma vitória parcial. Porque segurou o adversário e também pelas duas chances claras perdidas por Gabigol. Os rubro-negros nunca foram dominantes, mas o jogo tomava um rumo que parecia o desejado.


Recuo fatal


No segundo tempo, o Del Valle se impôs taticamente e também em termos de atitude. Santos trabalhou muito mais, falhou e quase deixou a missão da virada ainda mais ingrata. Mas não foi o único culpado, já que o adversário conseguiu nada menos que 25 finalizações. O Fla saiu de campo com sete.


O jogo virou de vez a favor do time da casa com a saída de Pedro, quando Vítor Pereira escolheu reforçar o meio de campo e deixar o trio de ataque com Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gabigol. O time recuou, ficou sem opção de velocidade e cedeu à pressão.


O gol do jogo saiu sete minutos após a mudança, e o segundo não veio em seguida por intervenção do VAR. Quando o treinador colocou Everton Cebolinha no jogo, a equipe já não tinha forças para tirar o controle do jogo das mãos do Del Valle. No Maracanã, o Flamengo precisará ser mais ofensivo, mais efetivo e mais agressivos para tirar o título das mãos do time equatoriano.


* https://ge.globo.com/futebol/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro


Divulgação:




5 visualizações0 comentário
bottom of page