top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Alunos do Oscar Cordeiro visitam Aeroporto de Macaé



Vinte e sete alunos e alunas do quinto ano do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto, visitaram nesta quarta-feira (17) o Aeroporto de Macaé, que funciona 24 horas e tem pista de pouso e decolagem com medidas de 1,2 mil metros de comprimento e 30 metros de largura. Os alunos, entre dez e 12 anos, aprenderam que a maioria das operações aéreas no local envolve aeronaves de asas rotativas.


“A parceria de visitação de alunos no Aeroporto de Macaé oportuniza aprendizado extraclasse, agrega conhecimento e promove experimento em contextos nos quais os alunos podem observar e interagir”, destacou a secretária de Educação, Leandra Lopes.


Os estudantes foram recebidos pelo coordenador do Programa Aeroporto na Escola, Ariel Blanco, que ministrou uma palestra abordando como algumas ações do dia a dia podem afetar a segurança das aeronaves. “A soltura de balões e pipas nas proximidades do sítio aeroportuário, o descarte irregular de lixo na vizinhança do aeroporto e a presença de pessoas não autorizadas podem causar problemas sérios”, observou Ariel.


A atividade foi elogiada pelos alunos. “Tinha muita curiosidade de vir”, frisou Lucas de Souza, de 13 anos. Kaique Breno, de 12 anos, salientou os aprendizados. “Devemos cuidar bem dos animais domésticos, evitando que fujam de casa”, apontou.


O estudante Isac da Silva Santos, de 12 anos, concordou que não devem ser realizadas queimadas nas proximidades do aeroporto. “Temos que ajudar nas ações preventivas”, enalteceu Werlison Rocha, de 12 anos.

Estudantes conhecem área operacional


Com orientação dos profissionais do aeroporto, os estudantes conheceram a área operacional da estrutura e viram um helicóptero de perto. “Nossa meta é fazer uma visita mensal de estudantes, objetivando divulgar a cultura aeroportuária, explicar o que é o aeroporto e as ações de segurança”, analisou Ariel Blanco.


O coordenador mostrou trecho de um filme em que uma aeronave colide com um pássaro, mas o comandante conseguiu pousar e ninguém se feriu. Na palestra, o especialista explicou sobre os componentes de um helicóptero como o motor, cabine, rotor principal, rotor de cauda e a turma do Ciep Oscar conheceu também a equipe de bombeiros local.


As crianças interagiram durante a experiência. “Aprendemos que pessoas não autorizadas não podem estar no sítio aeroportuário”, exemplificou Eny Sophie, de dez anos. Valentina Vieira e Rhiana Isabeli, ambas de dez anos, aprovaram a atividade fora das dependências da escola. “Foi mais do que um passeio, foi muito aprendizado”, definiu Valentina.


A professora da turma, Edvania Marques de Souza, acompanhou toda a atividade e assegurou que descobertas fora da sala contribuem para o desenvolvimento de habilidades e de uma visão mais ampla do mundo. “Depois da pandemia, as crianças estão precisando obter novas informações e este tipo de atividade estimula responsabilidade e cooperação”, argumentou. As aulas desta turma no Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro ocorrem de 13 às 17 horas.


* Texto: Janira Braga \ Fotos: Maurício Porão \ Comunicação Macaé


Divulgação:





3 visualizações0 comentário
bottom of page