top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Alunos da rede pública de Macaé participam de vivência ambiental no Parque Atalaia

evento foi organizado pela ETESCO de Macaé que, além da visita ao Parque Municipal do Atalaia, proporcionou palestras educativas



Despertar a necessidade de conexão com o lugar em que vivem e com o Meio Ambiente foi o objetivo da visita de cerca de 30 alunos da rede municipal de Macaé ao Parque Municipal Atalaia que aconteceu na quarta-feira (23). O projeto que compõe a visita dos estudantes do 6º ao 9º ano do Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho, localizado na Granja dos Cavaleiros, foi organizado pela empresa ETESCO.



Na visita, onde Felipe Sardenberg, diretor da Biosa Sociedade Ambiental apresentou aos jovens detalhes sobre o parque, além de informações sobre os principais animais encontrados no local e projetos ambientais em andamento.



“Esse tipo de vivência é importante porque promove uma interação com o Meio Ambiente que usualmente as crianças e adolescentes não tem. Experienciar isso tudo é ver na prática o que é abordado de forma teórica em sala de aula”, comentou Felipe.



A teoria não deixou de ser abordada com os alunos, já o projeto com o tema “O Planeta é a sua casa. Cuide Agora - Mata Atlântica: Nosso Bioma”, encabeçado pela Etesco, também ofereceu uma palestra ao Colégio Maria Letícia no dia 14 de setembro. Nesse evento que serviu como base para a posterior visita, o professor e geógrafo, Sávio Magaldi abordou com didática especial para crianças as principais características do bioma Mata Atlântica, sua fauna e flora e principais processos ecológicos.



“Durante a palestra uma aluna usou um termo que considero importante: “vivo em um lugar”. Isso demonstra exatamente o eu que quis trazer durante a palestra, que tentei levar além dos conhecimentos científicos e didáticos. Quis criar nos jovens uma sensação de pertencimento, para que percebam que o cuidar é importante. E que se preservarem a cidade e o local onde moram, isso vai influenciar em diversas escalas as cidades em volta, o estado, o país e até o mundo. Porque estamos todos conectados”, afirmou o professor e palestrante.



Se conectar com a comunidade também foi um dos objetivos da Etesco e, por isso, o colégio da rede municipal, localizado a menos de 3km da empresa, foi escolhido.



A responsável pela coordenação do projeto, Gerente de SGI e Compliance da Etesco, Giselle Chunques, comentou que esse projeto foi pensado com carinho para estimular nas crianças a importância da Mata Atlântica por meio do conhecimento e de uma vivência ambiental prática.



“Procuramos organizar um projeto que gerasse interesse nos jovens e despertasse curiosidade sobre assuntos ligados ao Meio Ambiente, principalmente dentro do contexto da nossa cidade e suas questões ambientais”, explicou a gerente.


A bióloga e professora do Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho, Glenda Barroso comentou que os alunos amaram a visita ao Parque já que para muitos, mesmo morando em Macaé, foi a primeira vez que foram ao local.


“Todos são alunos muito envolvidos em assuntos ambientais. Eles fazem parte de projetos de Horta Escolar, também temos o ‘Adote uma Planta’. São assuntos de interesse e eles ficaram muito animados com a palestra e visita. Falaram sobre isso durante dias”, admitiu a professora.


* Texto e fotos Laís Vargas / Assessoria de Imprensa

18 visualizações0 comentário
bottom of page