top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Alunos automatizam Espaço Multimaker



Os acadêmicos do curso de Engenharia da Computação da Faculdade Católica Salesiana de Macaé estão desenvolvendo diversas automações no Espaço Multimaker do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, com o objetivo de tornar o local mais inteligente e funcional.



Dividido em grupos, os estudantes tiveram a ideia de criar robôs que irão compor soluções integradas, fomentando, assim, a cultura Maker-Steam. A metodologia busca fortalecer o aprendizado dos alunos, estimulando a autonomia por soluções criativas para problemas reais do dia a dia.



Através da tecnologia domótica (automação residencial), luzes, tomadas, condicionadores de ar e projetores foram interligados a uma assistente virtual, que funcionará como uma central de comando inteligente, permitindo o controle de equipamentos através da voz e smartphones. Também foi desenvolvido um software, capaz de realizar um inventário, contendo informações com o quantitativo de materiais, como componentes de computadores e afins.



Os trabalhos pertencem à disciplina Projeto de Integração Curricular, sendo supervisionados pelo professor MSc. Vinicius Weiner, da Católica Salesiana. A ideia, segundo o docente, foi reunir todo o aprendizado em sala de aula e fazer sua aplicação na prática, envolvendo o desenvolvimento de software, sistemas embarcados hardware e firmware, além de robótica e banco de dados.


* Texto: Alysson Nogueira \ Fotos: Paolla Itagiba \ Assessoria de Comunicação Salesiana



1 visualização0 comentário
bottom of page