Afinal, quais características um assessor político precisa ter?
- Jornal Esporte e Saúde

- 6 de ago.
- 2 min de leitura

As características de um assessor parlamentar tornam esse profissional uma espécie de braço direito do parlamentar. Afinal, não se pode conceber que um candidato eleito, ao assumir suas funções, consiga dar conta do relacionamento com o eleitor e, ainda, de organizar as rotinas administrativas de um gabinete.
Por essa razão, foi criado o cargo de assessor político, cujas atribuições são determinadas pelo regimento interno da Câmara dos Deputados. Ele é o profissional destinado a apoiar o parlamentar nas tarefas que fogem do escopo de um político, sendo responsável por diversas funções.
Ficou interessado pelo assunto? Então, para saber o que faz esse profissional, acompanhe o nosso artigo e saiba mais sobre esse cargo estratégico!
As principais características de um assessor parlamentar
Considerando a multiplicidade de tarefas sob sua responsabilidade, é desejável que um assessor parlamentar reúna uma série de competências. A seguir, mostraremos algumas das principais habilidades que ele deve ter!
Boa comunicação
A capacidade de se comunicar de forma assertiva é uma das principais características de um bom assessor, incluindo a expressão escrita. Portanto, escrever bem é um dos requisitos mais importantes para esse profissional.
Afinal, ele precisa representar o político diante da imprensa e do próprio eleitor ao fazer comunicados, redigir cartas de respostas, entre outros. Como se sabe, as pessoas podem ter visões políticas diferentes e, se o assessor não tiver também boa oratória, pode passar pouca confiança para o público com o qual terá contato.
Vale ressaltar, ainda, que o bom comunicador consegue enriquecer a sua fala, o que facilita a compreensão das pessoas que o escutam. Assim, o assessor consegue destacar as informações mais relevantes, contribuindo para que o assunto seja lembrado por mais tempo. Consequentemente, na hora de representar o político, ele construirá uma imagem forte dele.
Pensamento crítico
Outra habilidade imprescindível para o assessor parlamentar é o pensamento crítico. Isso quer dizer que é necessário saber julgar as questões sempre de maneira reflexiva, levar em consideração diversas variáveis e deixar de lado crenças pessoais — ou seja, é preciso ser racional, razoável e colaborativo no processo de tomada de decisões.
No campo político, essa característica é especialmente importante, pois é um ramo que lida com opiniões divergentes, principalmente de eleitores e opositores. Consequentemente, o profissional que auxilia o político precisa ajudá-lo a ter habilidade para o diálogo e analisar situações às quais ele é exposto de maneira imparcial, provendo, assim, as melhores soluções.
Tenha uma comunicação interativa com a comunidade
O assessor parlamentar é o responsável por divulgar as ações do político, além de ser seu porta-voz em meio aos seus eleitores. Por isso, é importante que ele tenha uma boa capacidade de comunicação interativa, isto é, que seja capaz de produzir falas públicas, direcionar o político a pautas prioritárias e manter um diálogo consistente com a população.
Nesse caso, o profissional precisa saber trabalhar com os diferentes canais de comunicação e converter todas as demandas recebidas para ajudar o político a melhorar a sua atuação. A ideia é colocar o político em evidência e atrelar a ele uma imagem positiva.
Divulgação:

Macaé / RJ

Luciana Taliati / contato: 22 99824-9701








Comentários