Casimiro de Abreu: Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são discutido nas escolas
- Jornal Esporte e Saúde
- há 1 hora
- 2 min de leitura
Ação marca a participação do município no Maio Laranja

Alunos da rede municipal. Foto : Vitor Nantes
Sabia que o mês de maio também é conhecido como “maio laranja”? O mês marca o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em todo o país. A Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, e do Programa Criança Feliz, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou nesta semana palestras em três escolas do município.
Durante o bate-papo com as crianças, a psicóloga Letícia Abreu, de acordo com a faixa etária, explicou as principais formas de violência contra as crianças e adolescentes e, com o auxílio de bonecos de pano, mostrou o que é ou não permitido, assim como atos que merecem atenção. As escolas trabalhadas foram o Ciep Municipalizado Ludevis Teixeira Bastos, em Barra de São João; a Rosa de Oliveira Baptista, na Barra do Sana, e a Pastor Luiz Laurentino, em Casimiro de Abreu.

Dinâmica dos bonecos. Foto : Vitor Nantes
Para a coordenadora do CREAS, Luciana Porto, é importantíssimo abordar esse tema nas escolas. “Escola é lugar de aprendizado e informação. E o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes deve sim ser tema de discussão nas escolas. Queremos conscientizá-los sobre o que é abuso e alertar que, na maioria das vezes, o abusador é alguém próximo, como um familiar ou amigo”, disse.
O marco da campanha é o dia 18, e foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000. Uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Em caso de suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie! Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco. As denúncias podem ser realizadas por diversos canais: Conselho Tutelar; Disque 100; CREAS; Delegacia de Polícia (22 99201-2299) ou Polícia Militar (190); Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal. Os crimes na internet podem ser denúnciados pelo canal: https://new.safernet.org.br/denuncie

Equipe do CREAS e Criança Feliz. Foto: Vitor Nantes

* SECOM - Casimiro de Abreu