top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

A importância de uma alimentação saudável e equilibrada em meio à pandemia covid-19


Foto: Reprodução internet


O principal objetivo de uma alimentação equilibrada é oferecer ao nosso organismo os nutrientes necessários para mantê-lo bem e saudável, garantindo uma boa nutrição e funcionamento adequado.

Com o cenário em que vivemos atualmente, devemos ter atenção redobrada quanto à higiene, alimentação e qualidade de vida. Estar com as condições nutricionais em dia, por meio de uma alimentação equilibrada, com aporte necessário de nutrientes e consumo adequado de água, melhora o fortalecimento do nosso sistema imunológico.

A alimentação saudável contribui com o aumento da disposição, autoestima, diminuição do estresse e ansiedade, melhora da qualidade do sono, além de prevenir uma série de doenças, como: Anemia, Hipertensão, Distúrbios Metabólicos, Problema Renal, Intestinal entre outros.

Embora não existam alimentos que nos deixem totalmente imunes aos vírus e bactérias, o sistema imunológico se beneficia e se fortalece por meio de uma alimentação variada e rica em nutrientes. Para equilibrar a alimentação é preciso aumentar a ingestão de alimentos in natura, como: verduras, legumes, frutas; aumentar a ingestão de fibras, como: aveia, alimentos integrais e manter o consumo adequado de água; reduzir o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, alimentos embutidos, industrializados e fast foods.

Existem alguns nutrientes que contribuem com a melhora da resposta imune, ajudando a prevenir o desenvolvimento de doenças. Dentre eles, estão: Vitamina C, encontrada na acerola, laranja, limão; Vitamina A, presente na cenoura, batata doce, ovos, fígado; Vitamina E, encontrada em vegetais verde-escuros como (couve, brócolis), azeite de oliva, mamão, abacate. Minerais como o Zinco, que pode ser encontrado no amendoim, frutos do mar, carnes vermelhas e castanhas.

A saúde intestinal também é muito importante para manutenção do nosso sistema de defesa. Portanto, inclua alimentos com ação probiótica, como: iogurte, kefir, coalhada, kombucha, que possuem bactérias benéficas auxiliando no equilíbrio da microbiota.

As quantidades adequadas são individualizadas para cada pessoa, pois cada um possui uma necessidade diferente. O Nutricionista vai planejar a sua rotina alimentar de forma personalizada e individual, respeitando seus gostos e necessidades.

* https://drogaven.com.br/LAÍS DE OLIVEIRA/NUTRICIONISTA


Divulgação:


Agenda aberta.

Nutrição Estética

Contato Instagram: @janiranutricionista




15 visualizações0 comentário
bottom of page