top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

23/9 – Dia Internacional da Linguagem de Sinais


Foto arte: Reprodução internet



A linguagem de sinais é um sistema de representação simbólica das letras do alfabeto, soletradas com as mãos, mas não se resume a uma cartilha com alfabeto manual. Ela tem gramática própria e estrutura linguística composta por aspectos fonológicos, morfológicos e léxicos.


Nessa língua existem sinais para quase todas as palavras conhecidas e para a execução dos sinais usa-se o movimento das mãos, além das expressões facial e corporal, quando necessário.


No Dia Internacional da Língua de Sinais são celebrados os esforços coletivos – comunidades surdas, governos e representantes da sociedade civil – para reconhecer e promover as mais de 200 línguas de sinais nacionais diferentes em todo o mundo.


O tema da data internacional, definido pela World Federation of the Deaf, “Sinalizamos pelos Direitos Humanos” demonstra a necessidade de fortalecer o apoio às línguas de sinais como um direito humano essencial para os surdos.


No Brasil, a Lei nº 10.436/2002 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão e determinou o apoio à sua difusão e uso pelo poder público.


Fontes:


Instituto Federal do Espírito Santo

World Federation of the Deaf (WFD)


* https://bvsms.saude.gov.br/23-9-dia-internacional-da-linguagem-de-sinais/


* Divulgação:




Saúde Express - Academia & Estética

Endereço: Av. Agenor Caldas, 635 - Imbetiba, Macaé - RJ



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


4 visualizações0 comentário
bottom of page