top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

V Fórum do Norte Fluminense de Educação em Ciências é realizado no Nupem

O objetivo foi contribuir com a formação continuada dos professores e mostrar as práticas realizadas nas escolas


O V Fórum do Norte Fluminense de Educação em Ciências foi realizado nesta terça-feira (7), no auditório do Nupem/UFRJ. O evento foi uma iniciativa dos cursos de licenciatura em Química e Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Centro de Formação Professora Carolina Garcia.



A coordenadora do Centro de Formação Carolina Garcia, Regina Célia dos Santos Nascimento, explica que o objetivo é conscientizar por meio das práticas educativas de escolas do município. O encontro teve a finalidade também de contribuir para a formação continuada dos professores, envolvendo atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de promover diálogos entre Universidade, Escola e Comunidade.



A professora da Universidade Federal Fluminense - UFF)Niterói e doutora em Educação, Simone Salomão, conta que é a primeira vez que participa avaliando as práticas realizadas pelas escolas do município.



“Recebi antecipadamente os trabalhos e achei o nível excelente. O fórum é uma oportunidade das práticas terem visibilidade e ainda para que os professores tenham os seus trabalhos reconhecidos. É um espaço potente de formação, para reflexão e renovação na formação dos professores”, pontuou a educadora, que já trabalhou no município durante 20 anos.



Ela desenvolve trabalhos de pesquisa em temas como: ensino e aprendizagem de Ciências, Ciências nos Anos Iniciais e na Educação Infantil, Linguagem e ensino, Linguagem literária e científica e Formação de professores.



No período da manhã, as escolas Elza Ibrahim, Ciep Darcy Ribeiro e Olga Prestes apresentaram suas práticas. Entre os temas estavam: “Brincando com as células”, “Alimentação saudável e horta”, “Moda Sustentável”, “Consciência Negra, uma viagem para a África”, “Agroecologia Escolar”, entre outros.



Já no período da tarde, os estudantes das escolas Elza Ibrahim, Eda Daflon, Olga Prestes e Polivalente tiveram a oportunidade de mostrar suas práticas, como: “Jurubatiba do conhecer para preservar”, “Chip cerebral”, “Construções sustentáveis e energia renováveis”, “Papel reciclado, reciclando ideias”, “Plantas alimentícias não convencionais”, entre outros temas.



O fórum contou com as presenças da Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviah Picon e da Secretária Adjunta de Educação Básica, Michele Macedo.


* Texto: Jornalista Liliane Barboza / Fotos: Jefferson Rezende/ Comunicação Macaé


Divulgação:


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


18 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page