top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

'Que mato é esse' distribui 2.500 mudas de hortaliças a entidades de Macaé


Atualmente, o projeto é realizado em 10 instituições públicas do município


Em seu sétimo ano de atuação, o projeto “Que mato é esse” – que tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde - retomou as atividades neste ano de 2023 com a distribuição de 2.500 mudas de hortaliças, nas 10 instituições públicas de Macaé atendidas pela ação: Sentrinho, Recanto dos Idosos, Toca de Assis, ESF da Imbetiba, Casa do Idoso, Lar de Maria, Creche Municipal no Morro de São Jorge, Projeto POSCRIS (Malvinas), ESF Campo D’ Oeste e CRIAAD.


Seis destas 10 entidades listadas criaram novos canteiros recentemente para se beneficiarem dos plantios. Coordenador do projeto, Jaques Cavalcanti – que é assistente social do município, atuante em várias ESF’s do município – comemora a ampliação do projeto que vai poder atender a mais pessoas com alimentação saudável.



“Após ter passado esse período mais quente de verão, estamos em um bom momento para produzir as mudas. A previsão das colheitas é final de junho e início de julho. Esse projeto educacional e pedagógico de cultivo das plantinhas já existe há sete anos. Nas ESF’s, a produção é voltada aos pacientes acamados e restritos. Mas em cada instituição, temos entrega para um público diferenciado”, celebra Jacques.


Que mato é esse - O projeto nasceu há sete anos, na ESF do Campo D´Oeste, com a proposta de cumprir as etapas: plantio, cuidado, colheita e alimentação. O objetivo é integrar a população (sejam pacientes das unidades de saúde ou menores em cumprimento de medidas socioeducativas) ao contato com a terra e o cultivo do que é bom e saudável. A cada plantio, são mudas de hortaliças diversas. Após as colheitas, elas são doadas a pacientes e participantes.



* Jornalista: Carla Cardoso / fotos: Divulgação / Comunicação Macaé


Divulgação:



Macaé / RJ



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ



23 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page