top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

NUPEM/UFRJ inaugura LIDEN - Laboratório Integrado de Doenças Negligenciadas

Laboratório, pioneiro no estado, trabalha pesquisa e diagnóstico de doenças negligenciadas e raras através da identificação de mutações genéticas



O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) inaugura nessa sexta-feira, 8 de dezembro, o LIDEN, Laboratório Integrado de Doenças Negligenciadas. O objetivo do LIDEN é a pesquisa e diagnóstico de doenças negligenciadas e raras, com foco especial na contribuição para a saúde pública e o bem-estar da comunidade local. O prédio foi construído pela prefeitura de Macaé e com o apoio de instituições públicas/privadas.


Entre as possibilidades do novo laboratório está a identificação de mutações genéticas associadas a condições raras. O procedimento está ligado ao sequenciamento do exoma (teste genético que identifica alterações/mutações no DNA humano) para investigação de doenças raras de forma rápida e confiável. Liderada pelo professor Rodrigo Nunes Fonseca, doutor em Genética e Genômica Funcional pela Universidade de Colônia, na Alemanha, a tecnologia de sequenciamento de genomas representa um avanço na capacidade de analisar informações de maneira mais eficiente e precisa. As novas pesquisas serão possíveis devido à aquisição de um sequenciador genético de última geração, o P2 Solo: “Essas iniciativas consolidam o NUPEM como um centro de excelência na pesquisa genômica, contribuindo para avanços científicos fundamentais e aplicações práticas”, afirmou o professor Rodrigo.


O laboratório utiliza também ferramentas de bioinformática, desenvolvendo estruturas tridimensionais de proteínas do vírus SARS-Cov2 modificadas, em projeto liderado pela Profa. Manuela Leal, e de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, em projeto liderado pela Profa. e atual diretora do NUPEM, Profa. Cintia Monteiro de Barros Este trabalho multidisciplinar permite o avanço da pesquisa no interior do Estado do Rio de Janeiro.


Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1,5 bilhão de pessoas em 149 países enfrentam os impactos de doenças negligenciadas. Essas patologias são caracterizadas por afetar predominantemente as populações mais vulneráveis, que têm acesso limitado aos serviços de saúde e recebem financiamento inadequado para diagnóstico e tratamento. A OMS considera doenças negligenciadas: cisticercose, dengue, a tripanossomíase africana (doença do sono), a leishmaniose, a hanseníase, a filaríase linfática, a raiva, a esquistossomose, as parasitoses, escabiose (sarna), doença de Chagas, entre outras.


O LIDEN foi construído através de uma parceria com a Prefeitura de Macaé durante a pandemia da COVID-19. A iniciativa foi impulsionada por uma necessidade de diagnóstico da doença, ainda escasso, durante a emergência sanitária. O método desenvolvido foi importante para a gestão da saúde, em Macaé.


A análise dos dados possibilitou informações prévias para caráter gerencial como: índice de incidência doença, rastreamento de pessoas contaminadas e, assim, emitir alertas para outros potenciais contaminados se testarem e se isolarem. O NUPEM/ UFRJ concluiu o projeto com mais de 15 mil testes. As informações permitiram Macaé registrar 1,8% de letalidade associada à COVID-19, número cinco vezes menor que a capital 10,92%.


O projeto teve a colaboração da Unimed Costa do Sol, o Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Médicos do Trabalho e foi essencial para o sucesso da iniciativa.


Contribuição para o Desenvolvimento Regional


O NUPEM já trabalhava em pesquisas sobre diversas doenças, como a dengue e a doença de Chagas. A diretora da instituição, Profa. Cintia Monteiro de Barros, destaca a relevância dessas investigações na área da saúde: "São doenças que recebem pouca atenção, mas exercem um impacto significativo na população", afirmou. O NUPEM mantém sua posição pioneira no avanço da pesquisa em saúde e educação na região, reafirmando seu compromisso com o ensino, pesquisa e extensão.


Sobre o NUPEM/UFRJ:


O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM /UFRJ) é uma unidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) dedicada à pesquisa, ensino e extensão nas áreas de ecologia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.


Serviço:


O que: Inauguração do LIDEN

Quando: 8 de dezembro

Horário: 14 horas

Onde: NUPEM


* Texto e foto: divulgação


12 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page