top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Governo e IBP definem parceria que garante soluções para a indústria offshore



Soluções para atender a uma das principais demandas do novo mercado de óleo, gás e energia serão construídas através da parceria proposta pelo governo municipal junto ao Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP). A iniciativa visa elaborar um novo modelo de formação e qualificação para profissionais da cidade que irão ocupar as novas vagas de emprego, projetadas para Macaé diante dos mais de US$ 27 bilhões de investimentos já consolidados para operações de exploração e produção na Bacia de Campos.



Esta cooperação, que busca estabelecer referências para certificação de mão de obra local, diante da projeção da criação de mais de 50 mil postos de trabalho até 2028, foi discutida nesta quinta-feira (25), na reunião entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, com a gerente da Universidade do Setorial de Petróleo e Gás do IBP (UnIBP), Karen Cubas, junto à coordenadora comercial, Aline Souza, e do especialista de novos negócios do Instituto, Fred Álvares.



“As parcerias são fundamentais para preparar Macaé para este novo ciclo de desenvolvimento a partir dos investimentos já consolidados pela indústria de óleo, gás e energia. E, com o IBP, é possível construir soluções para uma demanda crescente desse setor, qualificando profissionais que irão atender este novo perfil de mercado em nossa cidade”, destacou Rodrigo.


Através da parceria proposta por Macaé, a equipe do IBP identifica a demanda da indústria por profissionais certificados em categorias relevantes para os negócios que já se movimentam a partir do potencial de aumento de produção na Bacia de Campos.


“Desenvolver parcerias é a principal missão do Instituto. Em Macaé, através da parceria com o município, mapeamos as demandas das empresas com foco em contribuir com este novo ciclo econômico. O objetivo é promover qualificação para esses profissionais que irão atender a atual e futura demanda do mercado”, destacou Karen.


A partir do encontro desta quinta-feira, o governo e o IBP passam a formatar um modelo de qualificação para os profissionais de Macaé, o que aproxima a Universidade do IBP à Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).


“Atender ao mercado presente em Macaé é contribuir de forma direta com o fortalecimento da indústria de óleo e gás do país”, ressaltou Fred Álvares.


A reunião também contou com a participação do representante da ARH, fórum de profissionais de recursos humanos de Macaé, Aristóteles José Riani-Costa.

* Fotos e texto: Márcio Siqueira / Prefeitura de Macaé


Divulgação:



Endereço: R. do Sacramento, 207 - Imbetiba, Macaé




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page