top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Abraço na Lagoa de Imboassica celebra mês do Meio Ambiente


Aproximadamente 300 pessoas participaram das ações na Lagoa de Imboassica


Com o intuito de chamar a atenção da população para a preservação, defesa e cuidado da Lagoa de Imboassica, o movimento Amor pela Praia do Pecado, Prefeitura de Macaé, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e diversos órgãos públicos, empresas e a sociedade civil organizada, fizeram na manhã deste domingo (25), a primeira ação conjunta com um grande abraço na lagoa.



O secretário de Governo, Juninho Luna, ressaltou a importância de iniciativas como esta e que partem da própria sociedade, em prol do bem comum. “Esse é um movimento que merece total apoio da gestão municipal. Desde o início da gestão, o governo vem dialogando com o município de Rio das Ostras e o Inea, com objetivo de preservar este corpo hídrico tão importante para a nossa região. Só o poder público sozinho não consegue dar conta. A sociedade é parte fundamental para termos uma lagoa bem cuidada”, frisou.

Para a idealizadora do movimento Amor Pela Praia do Pecado, Valéria Quariguazil, o evento foi um sucesso e conseguiu sensibilizar diversos grupos. “Recebemos hoje aproximadamente 300 pessoas com o mesmo objetivo. Iniciamos com um abraço na lagoa, seguidos de limpeza em quatro pontos que abrangem a orla da lagoa e da Praia do Pecado. “Nosso objetivo tem como foco sensibilizar a coletividade, órgãos públicos e empresas privadas, sobre a importância do meio ambiente e da sustentabilidade em cada ação diária e a preservação da Lagoa de Imboassica”, pontuou.

O superintendente Regional do Inea, Ronaldo Paes Leme, reforçou que o estado está presente, mas a gestão municipal é que vivencia o dia a dia. “O nosso vice-governador, Thiago Pampolha, sempre nos direciona para um diálogo franco e a prefeitura de Macaé tem dado todo apoio. Este evento fará com que a sociedade comece a olhar com mais cuidado o espaço público”, disse.

A secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, também participou da ação e parabenizou todos os envolvidos na organização e os participantes. “Muito bom ver tantas pessoas reunidas nesta vivência ambiental, justamente neste momento que celebramos o Junho Verde, que visa ampliar o conhecimento da população sobre a importância de conservar ecossistemas e controlar a degradação dos recursos naturais”, observou.

O casal Felipe Esteves e Gabriele Pereira, pais da pequena Ana Lu, de cinco anos, fizeram questão de participar da ação. “Somos macaenses e estamos aqui para contribuir para a preservação do meio ambiente e passar estes ensinamentos para nossa filha”, disseram. Ana Lu, fez questão de contar o que aprendeu. “Não pode jogar lixo na rua, pois ele pode ir para o rio ou lagoa e matar os bichinhos”, pontuou.

Quem também prestigiou o evento foi o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, além de equipes das Secretarias de Saúde e Ordem Pública, com apoio de pessoal.

Participaram da ação as seguintes entidades: Movimento Amor Pela Praia do Pecado, Beco das Artes, AMOLA- Associação Moradores do Mirante da Lagoa, SOS Praia do Pecado, Juventude Lixo Zero Macaé. Como parceiros Armazém offshore, Ecologika, Jevim, NUPEM, Prefeitura de Macaé, grupos de canoa havaiana, escoteiros e igrejas.


* Texto: Jornalista Genimarta Oliveira / Fotos: Ana Chaffin / Comunicação Macaé


Divulgação:





Macaé / RJ



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page