top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

BRK participa de ação conjunta para incentivar ligações à rede de esgoto em Macaé-RJ

Objetivo é conscientizar os moradores sobre a importância da interligação dos imóveis para a preservação da praia de Imbetiba



Após a finalização das obras de esgotamento sanitário na Imbetiba e Parque Valentina Miranda, em Macaé-RJ, uma ação em conjunto está sendo realizada para incentivar a ligação dos imóveis desses bairros ao sistema para coleta e tratamento de esgoto. Além da conscientização sobre os benefícios para a saúde e bem-estar dos moradores destas localidades, o objetivo é promover a preservação e balneabilidade de um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade: a praia de Imbetiba.



A força-tarefa é formada por equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, contando com o apoio técnico da BRK, concessionária responsável pela coleta e tratamento de esgoto no município, e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que realiza as coletas e emite periodicamente os boletins de balneabilidade.



- Estamos fazendo uma ação de fiscalização ambiental tendo em vista que, após a conclusão das obras, a adesão dos moradores é fundamental para evitar lançamentos na praia. Vamos orientar e notificar os proprietários dos imóveis indicando os prazos para a ligação à rede – explicou a secretária Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, salientando que os proprietários notificados terão até 30 dias para ligarem seus imóveis, evitando, após esse prazo, a aplicação de multa prevista em lei.



Sistema de Esgotamento Sanitário


Após as obras realizadas pela BRK, o sistema de esgotamento sanitário nos bairros Imbetiba e Valentina Miranda conta com cerca de 15 km de redes coletoras de esgoto, cinco estações elevatórias e mais de 1.600 ramais domiciliares disponíveis. Uma infraestrutura com capacidade de coletar e transportar todo esgoto sanitário da região levar até a Estação (ETE) Centro para o tratamento adequado.


- Os bons resultados com relação à coleta e ao tratamento e a consequente preservação ambiental são desafios que dependem da colaboração de todos, para isso, os moradores precisam conectar o sistema interno de esgotamento sanitário dos imóveis, com a rede que implantamos recentemente, que é exclusiva para coleta de esgoto – ressalta o gerente de Operações da BRK Macaé, Renato Miranda.


Balneabilidade


Para atestar a qualidade das águas na Praia de Imbetiba, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) realiza coletas de material para análise a cada 15 dias. A partir dos resultados, o órgão emite os boletins de balneabilidade que servem de parâmetro para indicar se o trecho está apto ou não para lazer.


-  O INEA faz as coletas para a realização dos testes de balneabilidade e os dados dos relatórios é possível identificar os trechos mais sensíveis, que merecem uma atuação mais específica por parte da Prefeitura em conjunto com a BRK – pontua a chefe de fiscalização e monitoramento do INEA, Laila Bekai.


Serviço


Para orientação aos proprietários de imóveis em caso de dúvidas sobre a ligação à rede exclusiva de esgoto, a BRK disponibiliza os telefones 0800 771 0001 e (22) 99878-0023 (Plantão Social), assim como o WhatsApp no número (11) 99988-0001 e o e-mail atendimento.sac@brkambiental.com.br para mais informações.


* Texto: Carlos Vinícius Fernandes / Comunicação / BRK Macaé e Rio das Ostras

Fotos: Divulgação


Macaé / RJ


Macaé / RJ


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


8 visualizações0 comentário
bottom of page